aereas_cedeteg-440px

O Campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste surgiu de um convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Guarapuava e a UNICENTRO.

Em 1998 funcionava no terreno do Campus Cedeteg o Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico de Guarapuava, Cedeteg, do qual derivou o nome do nosso Campus.

No ano de 1999 os cursos de graduação em Química, Engenharia de Alimentos e Ciências Biológicas foram os primeiros a serem transferidos do Campus Santa Cruz  para o Cedeteg, e este passou a ser considerado como Centro Politécnico da UNICENTRO, mas ainda vinculado ao Campus Santa Cruz.

No ano de 2004 os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, vinculados à Fundação Educacional de Guarapuava, FEG, e que já funcionavam no Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico de Guarapuava, foram estadualizados e passaram a fazer parte da UNICENTRO. Em 2008, após o processo de legalização do terreno do Cedeteg para o Estado do Paraná e delimitação dos limites do espaço como Campus Universitário, foi instalado o Campus Cedeteg da UNICENTRO.

Nosso Campus conta, atualmente, com aproximadamente 320 professores, 87 agentes universitários, 56 estagiários, 2.300 estudantes de graduação e 350 estudantes de pós-graduação. Existem 97 (noventa e sete) edificações no Campus Cedeteg, distribuídas em cerca de 30 hectares. Os 18 (dezoito) cursos de graduação ofertados no Campus Cedeteg estão distribuídos em três setores:

– O Setor de Ciências Exatas e de Tecnologia abriga os cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Física, Química (licenciatura e bacharelado), Matemática (licenciatura) e Matemática Aplicada e Computacional (bacharelado).

– O Setor de Ciências Agrárias e Ambientais tem os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), Geografia (licenciatura e bacharelado) e Medicina Veterinária.

– O Setor de Ciências da Saúde mantém os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.

Há 8 (oito) programas de pós-graduação stricto sensu alocados no Campus Cedeteg, com atividades em nível de Mestrado (9) e Doutorado (4), conforme segue: mestrado e doutorado em Química Aplicada, mestrado e doutorado em Agronomia, mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas, mestrados em Geografia, Ciências Naturais e Matemática, Biologia Evolutiva, Bioenergia, Medicina Veterinária e Propriedade Intelectual.

Além das atividades de ensino, são desenvolvidos no Campus Cedeteg muitos projetos de pesquisa, extensão e prestação de serviços especializados, por meio de diversos laboratórios e clínicas, tais como: Clínica Escola de Fisioterapia, Serviço de Hipoterapia e Prática Paraequestre, Serviço de Reabilitação Física (Órtese e Prótese), Clínica Escola de Nutrição, Clínica Escola de Veterinária, Serviço de Atendimento a Animais Silvestres, Programa de Certificação de Produtos Orgânicos, Farmácia e Laboratório Escola, Agência de Inovação Tecnológica, Programas de Residência Médica e Multiprofissional, dentre outros.

Além disso, o Museu de Ciências Naturais da UNICENTRO, localizado no Parque Municipal das Araucárias, e a Fazenda Escola do Campus Cedeteg, FAZESC, localizada na Estação Experimental do Instituto Agronômico do Paraná, também são espaços vinculados ao nosso Campus e mantidos pela UNICENTRO.

Nossa Universidade é uma instituição jovem, que se faz mais forte no dia a dia pela garra, determinação e competência de sua comunidade acadêmica e pelo apoio recebido da comunidade externa. É por isso que temos  orgulho de Ser Unicentro.