Setor de Ciências Agrárias e Ambientais – SEAA/G

Diretor: Jorge Luiz Fávaro

Vice-Diretor: Luiz Gilberto Bertotti

 

Telefone: (42) 3629- 8111

 

Departamento de Agronomia

Chefe: Luiz Henrique Ilkiu Vidal

Vice-Chefe: Edson Perez Guerra

 

Telefone: (42) 3629-8213

O curso de Agronomia da Universidade Estadual do Centro Oeste – Paraná – Unicentro, foi instituído na rede Estadual pública do Paraná em 2003, a partir do qual passou a contribuir com a formação profissional, pesquisa e extensão na área agronômica. Atualmente o curso apresenta uma estrutura física em constante processo de ampliação e modernização, adequada para o curso de graduação.
A localização estratégica do município de Guarapuava em área de excelência de produção agrícola de cereais de inverno e verão, privilegia a formação de profissional capacitada na área de Agronomia e a inserção dos egressos de forma amplamente qualificada no mercado de trabalho. Tal fato justifica a notória rapidez na inserção dos egressos no mercado de trabalho nas diferentes regiões do país e a expressiva porcentagem destes que seguem carreira em pesquisa.
De forma geral, destaca-se que a localização e área de abrangência do curso, formação de elevado nível do corpo docente, manutenção de mestrado e doutorado em interação com o curso de graduação, boa infraestrutura de laboratórios e instalações para atividades práticas, além de convênios com instituições brasileiras e do exterior para atividades de estudos e estágios, possibilitam qualidade na formação acadêmica, que vem resultando também em bons resultados evidentes no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e destacada aceitação no mercado de trabalho.
O curso de Agronomia da Unicentro apresenta destaque na formação Agronômica no Estado do Paraná, mantendo prementes os critérios pautados no tripé Ensino: Pesquisa – Extensão e no conceito de ensino em Universidade pública, gratuita e de qualidade.

[grades e ementas]

Departamento de Ciências Biológicas

Chefe: João Marcelo Deliberador Miranda

Vice-Chefe: Rafael Gregatti

 

Telefone: (42) 3629- 8125

 

O profissional de Ciências biológicas implanta modelos de desenvolvimento que conciliam a prosperidade material com a melhoria da qualidade de vida. Realiza pesquisa básica aplicada, planejamentos, análises, experimentações, avaliações, produção, multiplicação, padronização, conservação, guarda e catalogação de acervos biológicos.Os biólogos trabalham com o ensino de ciências e biologia, e ainda, com consultoria e assessoramento para empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou públicas. Estações experimentais, laboratórios de análises clínicas, indústrias e institutos biológicos, bioquímicos e de educação ambiental.

[grades e ementas]

Departamento de Geografia

Chefe: Sérgio Fajardo

Vice-Chefe: Sandra Lucia Videira Góis

 

Telefone: (42) 3629-8117

A Geografia aborda o planejamento, a organização do espaço e a gestão do território, nas suas vertentes ambientais e sociais. O curso tem duas modalidades, Licenciatura e Bacharelado. O licenciado em Geografia atua no ensino básico, bem como em universidades. O bacharel geógrafo trabalha com análise e planejamento do território nos setores privado e estatal. Atualmente, a Geografia tem como foco a organização da sociedade e os diversos aspectos da natureza, em sua inter-relação. Para tanto, no âmbito da Geografia são desenvolvidas atividades que consideram o aspecto espacial dos processos sócio-econômicos, políticos, culturais, ambientais, utilizando-se da pesquisa, ensino e extensão. Os geógrafos trabalham com pesquisa e o ensino nos diversos níveis, além de atuarem em empresas, elaborando e executando projetos de planejamento nos espaços urbanos e rurais, podendo abranger as escalas municipais, regionais e nacionais, além dos reflexos das relações globais no contexto local, tanto em termos de aspectos humanos como das questões ambientais.

[grades e ementas]

Departamento de Medicina Veterinária

Chefe: Giuliana Gelbecke Kasecker Botelho

Vice-Chefe: Helcya Mime Ishiy Hülse

 

Telefone: (42) 3629-8211

O que você já sabe sobre Medicina Veterinária? Os veterinários prestam atendimento clínico e cirúrgico aos animais e estudam medidas preventivas e de saúde para evitar doenças de animais que sejam transmissíveis ao homem. Além disso, os veterinários são responsáveis pela direção sanitária de estabelecimentos, fazem exames e fiscalizam matadouros, fábricas de laticínios e de conservas de carnes e de pescado. E também investigam e controlam surtos de toxi-infecções alimentares.Os veterinários trabalham em fazendas, granjas, matadouros, cooperativas e associações de criadores, parques e reservas florestais, sociedades hípicas e clubes, hospitais e clínicas veterinárias, em instituições de pesquisa e de ensino.

[grades e ementas]

Setor de Ciências Exatas e de Tecnologia – SEET/G

Diretor:Karina Worm Beckmann

Vice-Diretora: Rodrigo Oliveira Bastos

 

Telefone: (42) 3629-8104

 

Departamento de Ciência da Computação

Chefe: Sandra Mara Guse Scós Venske

Vice-Chefe: Carolina Paula de Almeida

 

Telefone: (42) 3629-8344

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem a Computação como atividade fim e visa à formação de profissionais habilitados para o desenvolvimento científico e tecnológico da Computação. O curso propicia conhecimento de aspectos teóricos e práticos para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias em todas as suas etapas (análise, projeto, desenvolvimento, avaliação e implantação de sistemas computacionais) em diferentes contextos (empresarial, de pesquisa, educacional e outros). Além disso, o curso busca promover as capacidades inovadora e empreendedora dos alunos para que possam dar continuidade as suas atividades em pesquisa.

[grades e ementas]

Departamento de Engenharia de Alimentos

Chefe: Mauricio Rigo

Vice-Chefe:  Angela Morais Teixeira

 

Telefone: (42)3629-8128

O engenheiro de alimentos desenvolve novos produtos, elabora fórmulas, decide formas de transporte, embalagem e conservação de gêneros alimentícios. Acompanha desde a produção até o marketing do produto. Aplica técnicas modernas ao processamento dos alimentos de origem vegetal ou animal. Toda a comida industrializada passa pelas mãos dos profissionais de Engenharia de Alimentos que em seus laboratórios testam receitas, avaliam o valor nutricional, a consistência e a aparência, bem como embalagens que garantam a conservação dos produtos.
Os engenheiros de alimentos trabalham em indústrias de alimentos, cooperativas, fábricas, empresas de controle de qualidade e integridade da produção e em associações e fundações de fomento e desenvolvimento de pesquisa.

[grades e ementas]

Departamento de Física 

Chefe: Valdirlei Fernandes Freitas

Vice-Chefe: Eduardo Vicentini

 

Telefone: (42) 3629-8129

A Física é a ciência que estuda o universo e procura explicação para os seus segredos, bem como as interações entre a energia e a matéria. Isso quer dizer que os profissionais de Física se preocupam com a estrutura da matéria e o seu movimento,até os níveis atômico e a molecular.Os físicos podem ministrar aulas de Física e de Matemática, e ainda, trabalhar em áreas ligadas à Medicina, à Biologia, à indústria eletrônica e ao mercado financeiro. Isso tudo além de atuarem em associações e fundações de fomento e desenvolvimento de pesquisa, inclusive da área ambiental.

[grades e ementas]

Departamento de Matemática 

Chefe: Luciene Regina Leineker

Vice-Chefe: Eliane Prezepiorski

 

Telefone: (42) 3629-8347

A Matemática é a ciência que trata de números, fórmulas, estruturas de pensamento e raciocínio, aplicando modelos para medir índices diversos. O matemático faz planejamentos financeiros e dados estatísticos. Sem a Matemática é impossível promover o desenvolvimento da Física, da Química, das Engenharias, da Informática, entre outras ciências exatas.Os Matemáticos atuam em escolas do ensino fundamental e médio, em faculdades, universidades, institutos, empresas de consultoria, estatística e planejamento, em empresas de engenharia, pesquisa operacional, informática e processamento de dados.

[grades e ementas]

Departamento de Química

Chefe: Neide Hiroko Takata

Vice-Chefe: Ricardo Celeste

 

Telefone: (42) 3629-8324

A Química é a ciência que investiga a matéria, sua composição, propriedades e transformações. Os químicos estudam as reações de variadas substâncias expostas às variações de temperatura, pressão, luz e outros fatores, e criam, aprimoram e controlam a qualidade dos processos de transformação química de diferentes materiais. Os químicos atuam em indústrias diversas, como as de cosméticos, perfumaria e petroquímica; também trabalham em escolas, faculdades, universidades, institutos, organizações não governamentais, órgãos públicos e privados, e fundações e associações de fomento e desenvolvimento de pesquisa inclusive na área ambiental.

[grades e ementas]

Setor de Ciências da Saúde – SES/G

Diretor: Mário César da Silva Pereira

Vice-Diretor: Marcos Ereno Auler

 

Telefone: (42) 3629-8131

 

Departamento de Educação Física 

Chefe: Marcus Tartaruga

Vice-Chefe:  Marcos Queiroga

 

Telefone: (42) 3629-8132

O curso de Educação Física de Guarapuava forma profissionais com habilitação em Bacharelado. Sua área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial e da dança. Tudo isso, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

[grades e ementas]

Departamento de Enfermagem

Chefe: Isabella Schroeder Abreu

Vice-Chefe: Evani Marques Pereira

 

Telefone: (42) 3629-8113

O que você já sabe sobre o curso de Enfermagem? O profissional de Enfermagem assiste o paciente em suas necessidades básicas, promovendo, mantendo e recuperando a saúde. O enfermeiro cuida, observa e acompanha a evolução do estado geral do paciente; é um profissional da área de saúde comprometido com a qualidade de vida da população através da prevenção de doenças e acidentes, e ainda, da organização e gerenciamento de unidades de atendimento e de sistemas de Saúde. Os profissionais de Enfermagem trabalham em hospitais, centros de saúde, clínicas, centros de recuperação, creches, farmácias, pronto-socorros, escolas, institutos e universidades.

[grades e ementas]

Departamento de Farmácia

Chefe: Marco Aurélio Romano

Vice-Chefe: Hermes Francisco Sanches

 

Telefone: (42) 3629-8137

Conheça um pouco sobre o curso de Farmácia. O profissional farmacêutico colabora, juntamente com os demais elementos da equipe de saúde, na resolução dos problemas hospitalares e sanitários. É responsável pelo controle dos produtos vendidos em farmácias e,mais do que isso, pela formulação e controle na fabricação de medicamentos. O profissional de Farmácia determina a composição química e as propriedades físicas de cada produto. Os farmacêuticos atuam em indústrias de remédios, de alimentos, de cosméticos e de perfumaria; em laboratórios de análise, em institutos médico-legais, em farmácias hospitalares e em instituições de pesquisa e divulgação científica.

[grades e ementas]

Departamento de Fisioterapia

Chefe: Patricia Pacheco Tyski Suckow

Vice-Chefe: Eliane Fonseca

 

Telefone: (42) 3629-8135

A Fisioterapia estuda o movimento físico do ser humano em todas as suas formas, objetivando manter, desenvolver e restaurar a integridade de funções, sistemas e órgãos do corpo humano. O profissional de Fisioterapia deve ter capacidade de bom relacionamento humano, interesse por atividades de pesquisa, paciência, perseverança e controle emocional.Os fisioterapeutas trabalham em hospitais, clínicas, academias, clubes, centros de recuperação, consultórios particulares, instituições recreativas, desportivas, de pesquisa e também no magistério.

[grades e ementas]

Departamento de Nutrição 

Chefe: Daiana Novello

Vice-Chefe: Dalton Luiz Schiessel

 

Telefone: (42) 3629-8182

Conheça um pouco mais sobre o curso de Nutrição. O profissional nutricionista investiga a relação entre as pessoas e os alimentos mediada por situações historicamente determinadas, que envolvem aspectos biológicos, sociais e econômicos. A Nutrição estuda os processos decorrentes da ingestão de alimentos, da bio-disponibilidade de nutrientes, bem como da produção, distribuição e consumo dos alimentos. E ainda realiza experiências com novos alimentos prestando informações sobre os produtos e sobre hábitos alimentares corretos e saudáveis.Os nutricionistas atuam em cozinhas industriais, indústrias alimentícias, hospitais, creches, escolas, academias, clínicas, centros de recuperação, emagrecimento e estética, na pesquisa, no marketing nutricional e em consultoria técnica.

[grades e ementas]