10 ANOS DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

O Curso de Fonoaudiologia da UNICENTRO teve inicio em 2002, tornando acessível a formação em Fonoaudiologia àqueles que a buscam, devido ao seu caráter público e gratuito. Neste período passou por alguns obstáculos, contornando todos com grande garra e dando procedimento na construção de um grande curso. A Fonoaudiologia da UNICENTRO tem o ingresso de 30 acadêmicos anualmente. O curso conta com discentes de todo o país, mas a grande maioria vem de cidades do interior dos Estados do Paraná e de Santa Catarina. O regime do curso é anual e funciona em período integral.

O quadro docente lotado no Departamento de Fonoaudiologia da UNICENTRO – DEFONO compõe-se de 18 profissionais – desses, 9 docentes são doutores e 9 são mestres. O curso conta, ainda, com docentes lotados em outros Departamentos da Instituição – Psicologia, História, Educação Física, Matemática e Letras.

As atividades do curso ocorrem nas salas de aula, em laboratórios e ambientes de estágio. Quatro, dentre as disciplinas ofertadas, tem sua oferta na modalidade parcialmente à distância, ou seja, 20 por cento das aulas são ministradas via plataforma Moodle.

No espaço da Clinica de Fonoaudiologia da UNICENTRO – CEFONO acontecem os estágios de Terapia Fonoaudiológica e Audiologia Clínica para os 3º e 4º anos, além de projetos de pesquisa e extensão, envolvendo grande parte das áreas de formação do fonoaudiólogo. Os mais de 25.000 atendimentos realizados na Clinica Escola de Fonoaudiologia desde 2004, período em que se iniciaram as atividades de estágio do curso, envolveram 9 municípios da região e contam com a colaboração e credibilidade das Prefeituras, Secretarias de Saúde e Secretarias de Educação destes municípios. Em ambiente externo, são desenvolvidos estágios e projetos nas Escolas Municipais da cidade de Irati, no Hospital Santa Casa de Irati, na APAE e nas Unidades Básicas de Saúde.

O curso de Fonoaudiologia da UNICENTRO é o único curso de Fonoaudiologia em Instituição Pública de Ensino Superior no Paraná. Tal caráter público tem implicações importantes para o perfil da profissão de fonoaudiólogo. Desse modo, o curso tende a se comprometer com as atividades voltadas, essencialmente, para a Saúde Pública. Esse compromisso contribui de modo fundamental para a formação de um profissional fonoaudiólogo voltado para as questões da Saúde Coletiva, além das questões clínicas e educacionais, para a geração de conhecimento científico na área e a prestação de serviço fonoaudiológico de qualidade.

O curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, desde a sua implantação no ano de 2002, tem habilitado profissionais fonoaudiólogos com competência para o ingresso no mercado de trabalho, sempre acompanhando as exigências que o mesmo coloca, contribuindo para a formação de profissionais humanistas, preocupados com as problemáticas de saúde e educação da sociedade brasileira. Foram sete as turmas de formandos até o momento, com índice de empregabilidade em torno de 95%. Esses egressos estão empregados, em sua grande maioria, em serviços públicos.

A da UNICENTRO é fonte de orgulho de seus professores e alunos e por isto, no dia 28 de julho de 2012, a partir das 19h no Auditório Denise Stoklos – UNICENTRO – Irati, será realizado um encontro comemorativo com todos os envolvidos no curso. Este encontro tem como objetivo relembrar os 10 anos do curso de Fonoaudiologia, contando sua história, homenageando pessoas marcantes e apresentação de “talentos do curso”.

Fonte: Departamento de Fonoaudiologia