Acadêmicos de Turismo realizam Encontro Pet em Irati

Crianças tiveram espaço para brincadeiras e jogos no Encontro Pet (foto: Marina Lukavy)

Os animais de estimação têm ganhado cada vez mais espaço dentro das nossas casas e dos nossos corações. Em Irati, o curso de Turismo da Unicentro realizou o Encontro Pet, um momento pensado especialmente para eles. Alunos e membros da comunidade participaram da ação na Praça Etelvina Andrade Gomes, localizada em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz.

A ação, realizada pelo segundo ano de Turismo, é uma atividade prática da disciplina de Planejamento e Organização de Eventos, ministrada pela professora Paula Grechinski. “É uma forma de aliar a teoria com a prática. Os alunos precisam realizar realmente um evento, só que não um qualquer, ele precisa beneficiar a sociedade de uma forma mais coletiva, por isso saímos da universidade”, explica Paula.

A atividade associa conhecimento e responsabilidade social. Por isso, os acadêmicos escolheram a ONG SOS Amigo Bicho para receber a doação de ração que foi arrecadada na Universidade e junto ao comércio iratiense. “É muito bom e importante para também treinarmos a prática. Porque além da sala de aula, acabamos aprendendo isso no dia a dia, como o que é o que temos que fazer com antecedência e o que precisa ser feito na hora, imprevistos que possam acontecer, horário, prazo, e tudo isso é muito importante”, afirma a acadêmica do segundo ano, Mariana Molina.

Visitantes também puderam levar para casa acessórios para os pets (foto: Marina Lukavy)

Além de organizar o evento, os acadêmicos também confeccionaram acessórios para os pets e organizaram várias brincadeiras para as crianças. Este é o sexto ano que o curso realiza ações de responsabilidade social como essa. A professora Paula lembra que a atividade também é uma espécie de trote para os alunos ingressantes no curso.

É o segundo ano que é responsável por escolher o tema do evento e fazer todos os contatos e o planejamento necessário para que ele aconteça. Porém, os calouros acabam querendo participar também e acontece uma espécie de trote. Esse ano, por exemplo, eles se vestiram de animaizinhos e participaram do evento a caráter”, acrescenta a professora.

A Maria Isabella Augusto de Oliveira é caloura de Turismo. Para ela, o evento possibilitou uma maior interação com os colegas do curso.Foi uma ação bem legal organizada pelo segundo e que mexeu com a população de Irati que compareceu ao evento. Pintei os rostinhos das crianças e também entregamos adereços para elas colocaram nos cãezinhos que tem em casa. Foi uma interação mesmo entre os alunos de todos os anos do curso”, complementa.

Maria Fernanda levou o cãozinho Pipoca e compartilhou a sua história (foto: Edson Golinski)

O Encontro Pet também foi uma oportunidade de conhecer histórias como a do Pipoca, o cãozinho da estudante Maria Fernanda Host. Após sofrer maus-tratos, hoje ele é exemplo de que uma adoção responsável faz a diferença. “Ele era de Curitiba e minha irmã trouxe ele para cá faz um ano. O Pipoca sofria maus-tratos e enquanto morava em um lar temporário, minha irmã viu na internet, resolveu adotar e trazer para que eu cuidasse dele. O evento aqui foi muito bom e várias pessoas agora podem conhecer a história do Pipoca”, conta Maria Fernanda.