Anapci recebe doações de Trote Solidário promovido pelo curso de Administração

Ação envolveu alunos e professores do curso

Para possibilitar aos novos alunos um primeiro contato com a questão da responsabilidade social, o Departamento de Administração do campus Irati realiza, pelo terceiro ano consecutivo, o Trote Solidário. A entidade escolhida para ser beneficiada nesta edição foi a Associação do Núcleo de Apoio do Portador de Câncer de Irati (Anapci).

É uma instituição que desenvolve um trabalho muito importante para pessoas portadoras da doença e a nossa obrigação, na verdade, é colaborar com este tipo de entidade. E é muito significativa para o curso a questão da responsabilidade social. É um contato que os alunos de primeiro ano já têm e as outras séries ajudam a organizar o trote que é uma atividade voluntária”, destaca o professor e chefe do Departamento de Administração, Sérgio Luis Dias Doliveira.

O professor lembra que é fundamental que o curso oportunize situações como o Trote Solidário, em que vários alunos e professores se envolveram na ação. “A partir disso, eles passam a tomar consciência de uma outra realidade que, normalmente, dentro da universidade não é possível transmitir, apenas vivenciando. O curso de Administração permanece trabalhando, oportunizando situações que façam com que a formação dos nossos acadêmicos seja cada vez melhor, e divulgando dentro da comunidade a importância da universidade sempre. A Unicentro tem um papel fundamental dentro da comunidade de Irati”, observa Sérgio.

A Anapci promove assistência social e orientação pedagógica e psicológica, também no sentido preventivo, aos familiares e pacientes com câncer. A presidente da entidade, Teresinha Miranda Veres explica que o trabalho é voluntário e desenvolvido junto a pacientes carentes e suas famílias.

Presidente da Anapci, Teresinha Miranda Veres, e o professor Sérgio Luis Dias Doliveira

Atendemos com cesta básica, alimentação especial, fraldas descartáveis e mais outros itens que, de alguma maneira, podem contribuir para amenizar um pouquinho este sofrimento que eles já passam no dia a dia com a doença. Temos voluntárias que dão apoio psicológico para os pacientes e para suas famílias, e o bazar que funciona permanente para arrecadar fundos, porque hoje somos uma entidade que vive de doações”, afirma Teresinha.

Durante o trote, os acadêmicos arrecadaram 211 pacotes de fraldas geriátricas e 116 embalagens de suplementos alimentares, além de cabelo, lenços e chapéus. Segundo o acadêmico Vinícius Dick, que contribuiu com a organização do trote, as doações superaram as expectativas.

Em contato com a presidente da Anapci, constatamos que eles estavam sem nenhum estoque de produto, então acredito que foi uma ação bem importante porque conseguimos arrecadar algo que vai ajudar realmente. Particularmente, gostei bastante de ver o resultado, que nós conseguimos alcançar a meta a qual nos propomos, e trouxemos as doações aqui que vão beneficiar vários pacientes atendidos pela Anapci”, ressalta Vinícius.

A acadêmica do segundo ano de Administração, Aline Bianco conta que resolveu doar parte do seu cabelo após participar das ações do Trote. “Comecei a pensar que sempre tive o cabelo muito comprido e gosto dele assim, mas quantas pessoas talvez tenham esse mesmo sentimento e por causa da doença perderam o cabelo? Desde o dia que cortei ele até já cresceu, e a parte que doei vai fazer uma pessoa feliz. Isso me proporciona um crescimento porque é abrir mão de uma coisa que você gosta pelo bem do outro”, salienta Aline.

Acadêmicos também conseguiram a doação de cabelo para confecção de perucas

Para a caloura de Administração, Heloísa Slompo, é imprescindível ter esse contato com o que acontece fora da universidade. “Precisamos ter essa noção de como é a realidade das outras pessoas e o que elas vivem, isso é muito importante para o nosso crescimento até mesmo dentro do curso. Quando eu descobri que era a Anapci a entidade beneficiada fiquei bem feliz porque já tive casos na família de câncer, então todas as arrecadações são realmente necessárias. É uma doença muito triste e fazer parte de uma ação que traz um pouquinho de felicidade para estas pessoas é muito gratificante”, aponta a acadêmica.

Há alguns meses, a Anapci está atendendo em novo endereço. A sede própria da entidade está passando por reformas e adequações para a instalação de uma Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner, que vai encurtar distâncias para os pacientes de toda a região.