Aula Inaugural do Mestrado em Educação debate Gramsci

A professora Anita é uma referência no Brasil no estudo do autor

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Unicentro, realizou uma Aula Inaugural para recepcionar os novos mestrandos. A palestra teve como tema “Estado, Política e Educação no Pensamento de Gramsci” e foi ministrada pela professora Anita Schlesener, da Universidade Federal do Paraná.

A professora do PPGE, Michelle Fernandes Lima ressalta que a Aula Inaugural procurou demarcar também que a formação não se faz somente nas disciplinas que os alunos vão cursar, mas também em todas as atividades, seminários e discussões que são promovidas.

A professora Anita se coloca hoje como uma grande referência nacional no estudo do pensamento de Antônio Gramsci. Ela é uma professora já aposentada da Universidade Federal do Paraná, mas que continua pesquisando e contribuindo no campo da educação. E como Gramsci é um autor que fundamenta grande parte de pesquisas na área da educação, a ideia foi trazer a professora para possibilitar o aprofundamento dessa relação entre estado, politica e educação no pensamento de Gramsci”, explica Michelle.

Anita lembra que Antonio Gramsci é um pensador italiano que viveu durante o movimento operário italiano entre 1920 e 1926, e depois foi preso pelo fascismo. Dessa experiência política, ainda no cárcere, Gramsci escreveu cadernos compondo em torno de duas mil páginas, nos quais ele faz uma reflexão sobre a política italiana e a mundial.

A questão da educação é pensada não tanto em relação a escola, mas a educação como um processo que acontece na vida das pessoas e na vida da sociedade, todas as nossas experiências fazem parte de um processo educativo. Gramsci quando organizava o movimento operário italiano criou muitas instituições educativas, clubes de cultura, grupos de pesquisa, além de fazer uma bela reflexão sobre a escola italiana e o significado da escola para as classes trabalhadoras”, acrescenta Anita.

Além dos alunos do PPGE, acadêmicos de vários cursos lotaram o Auditório Denise Stoklos

Segundo a professora Michelle, o contato dos alunos do Mestrado em Educação, bem como, de alunos da graduação com o autor é importante, uma vez que é uma das possibilidades de estudo que fundamentam a pesquisa em Educação.

Além de trazer essas contribuições para os alunos da pós, nós também abrimos para os alunos da graduação pra que eles possam conhecer também um pouco do pensamento desse autor tão importante que influencia muito a discussão da política brasileira. A contribuição principal é olhar essa realidade, os desafios que a politica e a educação nos colocam hoje, que são muitos, com um autor que pode ser considerado atual para essa compreensão”, complementa Michelle.