Departamento de Engenharia Florestal promove palestra sobre novas tecnologias

O diretor de operações da revista MundoGEO esteve na Unicentro a convite do Departamento de Engenharia Florestal

O desafio de todos os cursos de graduação é propiciar a formação mais plural e completa possível aos seus alunos. Apostando nesse caminho é que o Departamento de Engenharia Florestal trouxe o engenheiro cartógrafo e diretor de operações da revista MundoGEO, Eduardo Freitas, para uma palestra no campus de Irati da Unicentro.

O organizador da atividade, professor Vagner Pesck explica o motivo da realização da conferência e como o assunto também é importante para outras áreas. “É um tema muito atual, tanto na área florestal, assim como, na agronômica, na ambiental. Um assunto de extremo interesse dos alunos de todos esses campos. Uma ação bem recebida por todos”, avalia.
Atividades como a palestra têm o principal foco na futura colocação no mercado dos graduandos da Unicentro. “São assuntos que os alunos vão utilizar na prática quando saírem da universidade e – como nós temos aqui professores que têm esses contatos com pessoas que estão trabalhando na área – é de suma importância trazermos esses conhecimentos para nosso campus para melhorar mesmo o nível da graduação”, defende a chefe do Departamento de Engenharia Florestal, professora Andrea Nogueira Dias.

Estudantes e professores lotaram o Auditório do PDE para palestra

Durante sua palestra, Eduardo Freitas abordou aspectos relacionados à utilização de drones, geotecnologia, big data e inteligência artificial. Para ele, todos esses temas são uma amostra da revolução que a área de ciências agrárias vem passando nos últimos tempos e de como ter esse conhecimento é importante para não se tornar obsoleto no mercado de trabalho.

Além de uma revolução, uma disrupção nesse mercado. Vai ter um primeiro momento que a automação vai acabar tirando muitas vagas mas, por outro lado, vai estar gerando postos de trabalho para pessoas mais quilificadas e é justamente nisso que tento colaborar com esses formandos”, comenta.