Emergência da cultura latino-americana é tema de Simpósio no campus Irati

Apresentações de dança latino-americana fizeram parte da programação do Simpósio (foto: Marina Lukavy)

Realizado em parceria pelo Departamento de História e pela Divisão de Promoção Cultural, a Diproc, do campus Irati da Unicentro, o I Simpósio de Cultura Latino-Americana surgiu como um desdobramento do projeto Tango – Historicidade, teoria e prática. O Simpósio apresentou como proposta uma reflexão sobre a emergência da cultura latino-americana.

O coordenador-geral do projeto, professor Eduardo Oliveira explica que é importante pensar em um modelo de representação diferente do europeu. “Nos propomos a pensar a emergência da cultura latino-americana, com as palestras dos professores e as comunicações dos próprios acadêmicos, dentro do grande problema que nós temos de entrarmos sempre nos modelos de representação europeus. Ou seja, de que maneira poderíamos fazer emergir um pensamento literalmente latino-americano?”, esclarece Eduardo.

A proposta do projeto Tango – Historicidade, Teoria e Prática foi congregar ações que pudessem discutir a historicidade da dança e de hábitos culturais latino-americanos, com a prática em si, através de oficinas de tango. A chefe da Diproc de Irati, professora Alexandra Lourenço conta que as oficinas foram realizadas no Centro Cultural Clube do Comércio, aos domingos, e que houve uma aceitação bem ampla da sociedade iratiense.

O professor Eduardo Oliveira é o coordenador-geral do projeto Tango – Historicidade, teoria e prática (foto: Marina Lukavy)

Pessoas de diversos setores como comércio, servidores públicos, demonstraram interesse. Nem sempre conseguiram se adaptar aos horários, mas na medida do possível, houve uma participação bem grande. O mais prazeroso para nós foi perceber como a arte pôde ser vivenciada através da dança, e envolvendo nesta atividade professores da Unicentro, acadêmicos, funcionários e setores diversificados da sociedade. Todos num domingo a tarde, numa prática lúdica, saudável e, acima de tudo, artística”, destaca a professora.

O projeto também se propôs a realizar seminários de discussão sobre a prática do tango e de outras danças latino-americanas. “Nós acabamos por organizar o Simpósio que congregou essa discussão referente as práticas, as várias formas de dança e de manifestações culturais latino-americanas. Mas também foi uma oportunidade para que os acadêmicos pudessem apresentar comunicações e trabalhos que falassem no assunto”, complementa Alexandra.

A Diproc de Irati, chefiada pela professora Alexandra Lourenço, organizou oficinas de tango durante o primeiro semestre (foto: Marina Lukavy)

O Simpósio de Cultura Latino-Americana marcou também o lançamento do livro “Ensino de História e debates contemporâneos”, publicado pela Editora Unicentro, e organizado pelos professores Ana Maria Rufino Gillies e Geyso Germinari, do Departamento de História de Irati. A coletânea, que propõe uma discussão sobre a prática do ensino de História na Educação Básica, é uma publicação coletiva e tem a participação de autores da Unicentro e de outras instituições, como a Universidade Federal do Paraná e o Instituto Federal do Paraná.

Essa obra é fruto dos trabalhos desenvolvidos na IX Semana de História de Irati e Seminário de Estudos Étnico-Raciais, realizados em 2014. Nestes eventos foram apresentados trabalhos, comunicações, realizadas oficinas, e os autores, principalmente, os que apresentaram oficinas, foram convidados e produziram textos destas experiências. Uma publicação coletiva, de parceria com outras instituições e também conta com a presença de acadêmicos do curso de História que publicaram junto com seus professores-orientadores”, ressalta o professor Geyso.

Já a professora Ana Maria observa que a obra traz conteúdos de gênero e da cultura africana e afro-brasileira, além de metodologias de ensino, como o uso de arquivos, de música caipira e de imagens no ensino de História.

Professora Ana Maria Rufino Gillies e professor Geyso Germinari são os organizadores do livro “Ensino de História e debates contemporâneos” (foto: Marina Lukavy)

São temas que permeiam questões que foram discutidas no livro como o cinema no ensino de História, a música caipira, o significado de passado, história e poesia, que são formas de abordar a História também. Esse livro oferece estas reflexões e nós esperamos que possa contribuir um pouco com as abordagens que os professores podem tomar em sala de aula, e nos dê a oportunidade de sistematizar também debates que nós temos com os alunos”, conclui a professora.