Exposição “Vivendo a Vida na Unicentro” traz retratos das atividades da Uati

Exposição integra as comemorações dos 27 Anos da Unicentro

A exposição fotográfica “Vivendo a Vida na Unicentro”, integrante da programação pelos 27 anos da Universidade, traz registros das ações desenvolvidas pela Universidade Aberta para a Terceira Idade (Uati), do campus Irati. As atividades do projeto tiveram início em 1998, e atualmente, a Uati proporciona uma diversidade de oficinas semanalmente, as terças e quintas-feiras no período da tarde, a membros da comunidade de Irati e região, com 55 anos e mais.

Diferente do modelo de educação formal, o projeto não visa a capacitação profissional dos participantes. O coordenador da Uati de Irati, professor Cláudio Suzuki explica que dentre as oficinas ofertadas neste ano estão teatro, yôga, artesanato, Pedagogia e a Educação Física, que os participantes consideram como o carro-chefe das atividades desenvolvidas.

São atividades que buscam, entre outras coisas, a socialização delas e deles. Até bem pouco tempo atrás nós tínhamos só mulheres participando, agora já temos alguns integrantes do sexo masculino, e isso é muito bom para nós. E não apenas a socialização deles, que muitas vezes nesta faixa etária se encontram isolados, mas também atividades intelectuais que podem desenvolver o próprio intelecto e algumas habilidades”, complementa Suzuki.

Coletânea de fotografias está a mostra no Auditório Denise Stoklos

A exposição surgiu através das oficinas de Fonoaudiologia ministradas pela professora Andrea Jully Enjiu. Os encontros são quinzenais e contam também com as estagiárias do curso que trabalham a área da saúde coletiva. “Realizamos rodas de conversas e discutimos questões relativas ao processo de envelhecimento, fazendo um resgate das histórias de vida, das dificuldades e dos enfrentamentos que eles têm. E em um desses encontros, decidimos fazer o trabalho com fotografia no qual eles pudessem então registrar o olhar que eles têm para o próprio processo de envelhecimento, e o que eles fazem aqui? O quanto isso representa para eles? E, eternizar tudo isso através da fotografia”, destaca a professora.

Ao longo de quase 20 anos do projeto, a Uati conquistou muitos adeptos como a senhora Naguia Galicioli, que participa das atividades desde o ano 2000. Naguia lembra que foi aluna da precursora da Unicentro, em Guarapuava, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (Fafig). Para ela, voltar para a Universidade é dar continuidade a própria vida. “É uma alegria. Eu tenho idade mas me sinto jovem aqui dentro no meio de estudantes e professores, parece que a minha vida continuou como foi antigamente, eu não me sinto velha, entende? Então aqui é muito bom”, ressalta.

A exposição “Vivendo a Vida na Unicentro” está no Auditório Denise Stoklos, no campus Irati, e pode ser visitada até a próxima sexta-feira, dia 30.