Feira promove as ações de internacionalização da Unicentro nos três campi da Universidade

Campus Irati foi o primeiro a realizar as atividades da Feira

Uma Universidade voltada para a comunidade da região onde está inserida e, ao mesmo tempo, de portas abertas para o mundo. Assim é a Unicentro. Universidade que, há 27 anos, desde a sua criação, prioriza o desenvolvimento social e econômico das regiões Centro-sul e Centro-oeste do Paraná, mas que, na última década, não se furtou da prerrogativa da promoção da internacionalização do ensino, da pesquisa e da extensão.

Ações e oportunidades apresentadas, nas últimas semanas, para as comunidades acadêmicas dos seus três campi – o Cedeteg, o Santa Cruz, ambos em Guarapuava, e o de Irati – na segunda edição da Feira de Internacionalização da Unicentro, promovida pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI).

A Feira de Internacionalização tem por objetivo promover o tema aqui, na Unicentro e, também, simultaneamente, divulgar as oportunidades que existem para que os alunos, professores e agentes técnico-administrativos se envolvam nesse processo que está em desenvolvimento na Universidade, há vários anos”, explica o diretor do ERI, professor Cláudio Mello.

A Unicentro mantém, atualmente, convênios com 47 universidades estrangeiras, localizadas em 18 países. Com isso, anualmente, consegue enviar e receber, em processo de mobilidade, professores, funcionários e estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

Irati

A professora alemã Hanna Knapp fala sobre o DAAD

As atividades da Feira de Internacionalização tiveram início pelo campus de Irati. “É um momento importante para toda a comunidade da Universidade – do estudante ao agente universitário – conhecer o que pode realizar dentro desse campo da internacionalização, caso se interesse”, explica o diretor de Relações Internacionais da Unicentro, professor Cláudio Mello.

A estudante de Psicologia, Thainá Arten, por exemplo, tem buscado aproveitar todas as oportunidades oferecidas pela Universidade. Ela já fez três intercâmbios. “Há uma série de dificuldades para fazer a mobilidade para outros países – como saudade da família, dificuldade financeira, mudanças na grade acadêmica –, mas, mesmo com todos esses desafios, acho muito importante ter essa experiência”, defendeu.

Um dos principais parceiros da Unicentro no processo de internacionalização é o DAAD, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Na Unicentro, os beneficiados com essa parceria são os professores e estudantes de graduação e pós-graduação do curso de Engenharia Florestal. “O DAAD é um antigo parceiro nosso e essa união vem sempre rendendo bons frutos para o desenvolvimento do nosso curso”, explicou o diretor do campus Irati e professor do Departamento de Engenharia Florestal, Afonso Figueiredo Filho.

Mestranda Angie Campos conta sua experiência no Brasil

Além da Unicentro propiciar a oportunidade de intercâmbio para os estudantes dos cursos de graduação, mestrado e doutorado, ela também recebe alunos de outros países. Esse é o caso da peruana Angie Campos, mestranda em Desenvolvimento Comunitário, que vê nas pesquisas um grande diferencial do ensino brasileiro. “No Peru, eu não via tanto volume de pesquisa como aqui e acho isso bem legal, pois incentiva o aluno, seja com bolsa ou não”, observa.

A Feira, além de relatos de experiências e palestras, é uma oportunidade para que os alunos da Unicentro tirem suas dúvidas sobre internacionalização, como é o caso do calouro do curso de Geografia, Gilmar Souza. “Me interessei pela Feira porque tenho a ideia de, no futuro, fazer um intercâmbio, e a Feira é a oportunidade para eu ficar mais informado sobre o assunto”, complementa.