Pesquisador da UFPR lança livro sobre agroecologia na Unicentro

O escritor lançou seu livro em Guarapuava e em Irati (foto: Raphael Gierez)

O professor Nilson Maciel de Paula, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lançou na Unicentro seu livro “Evolução do sistema agroalimentar mundial: contradições e desafios”. O lançamento foi realizado em Guarapuava e em Irati. A obra traz um panorama mundial sobre a realidade e os desafios que a questão alimentar enfrenta.

Temos um sistema que, ao mesmo tempo, em que é dinâmico e moderno, também é excludente, pois ainda reside dentro dele a fome e a subnutrição, como as crises alimentares que o mundo atravessa vem mostrando”, explica Nilson.

O professor do Departamento de Geografia da Unicentro e um dos coordenadores do projeto da Feira Agroecológica do Campus Irati, Marcelo Barreto, acredita que é necessário debater estratégias para alterar as formas de consumo da população. Por isso, ele vê como positiva a iniciativa de pesquisadores se dedicarem a temática. “É importante mostrar que há formas alternativas para a produção de alimentos, sendo contra-hegemônico, pois o sistema atual se mostra falho e insustentável. Então, é importante desbravar essa área na busca por novos métodos”, clarifica Marcelo.

Durante a passagem pela Unicentro, professor participou da “Roda de mate e debate” promovida pelo projeto da Feira Agroecológica (foto: Raphael Gierez)

E justamente para levar às comunidades essas questões levantadas por Barreto é que o professor Nilson tem percorrido as universidades paranaenses. Para ele, mais importante do que escrever a obra é fazer com que seu conteúdo seja debatido. “A minha intenção, desde o começa da produção do livro, foi tornar ele um canal de comunicação com a população. Não queria fazê-lo para apenas deixar numa estante de livraria e pronto”.

Além de proferir uma palestra, no campus Irati Nilson também participou da “Roda de Mate e Debate”, promovida pela Feira Agroecológica. “Esse diálogo, que é de interesse do professor Nilson, veio de encontro com os objetivos do nosso projeto. Então, isso enriquece a nossa prática”, conta a coordenadora da Feirinha, professora Fernanda Ikuta.

A passagem do professor da UFPR pelos campi da Unicentro foi uma ação conjunta entre os Departamentos de Nutrição e de Ciências Contábeis, a Feira Agroecológica e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. “Parcerias como essa sempre são importantes para a comunidade da Universidade, ainda mais quando se trata de um tema tão pertinente, que é o caso do sistema agroalimentar”, aponta Fernanda.

Contéudo do livro vem sendo debatido em várias universidades paranaenses (foto: Edson Golinski)