Programa de Avaliação Continuada (PAC): divulgados os temas de redação e o índice de ausência

Estudantes do Ensino Médio participaram do PAC/Unicentro neste domingo, 03/11

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) divulgou o percentual de candidatos ausentes e os temas de redação do Programa de Avaliação Continuada (PAC), realizado neste domingo, 3 de novembro. Organizado pela Coordenadoria Central de Processos Seletivos (Coorps), o processo conta com a participação de estudantes da primeira (PAC I), segunda (PAC II) e terceira séries (PAC III) do Ensino Médio.

Dos 3512 inscritos para as provas, 438 (12,47,%) faltaram . O PAC I teve 135 (7,37%) ausentes, de 1831 inscritos; No PAC II, dos 972 inscritos, 71 (7,3%) não compareceram . O maior número de ausentes foi no PAC III, que contabilizou 232 (32,72%), de um total de 709 estudantes esperados.

A responsável pela Coorps, Maria Aparecida Mores Pinto, destacou que o alto índice de ausentes do PAC III se deve ao fato de que muitos estudantes já obtiveram aprovação em outros processos vestibulares.

Com a escolha dos cursos pelos alunos que prestam o PAC III, foi possível obter a relação candidato-vaga de todos os cursos, que pode ser acessada pelo site: www.unicentro.br/pac.

Os resultados do PAC estão previstos para dia 22 de novembro, mesma data em que será liberado o Boletim de Desempenho dos candidatos.

PROVAS / REDAÇÃO

As provas do PAC são constituídas por uma redação e cinquenta questões de múltipla escolha, abrangendo as seguintes disciplinas do Ensino Médio: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia, de acordo com os Parâmetros/Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o Ensino Médio. Os conteúdos das disciplinas de Arte, Filosofia e Sociologia são avaliados somente no PAC III.

As provas são realizados em Guarapuava (Campus Santa Cruz), Irati, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida.

Na Redação, aos candidatos do PAC I foi solicitado uma narrativa, onde poderiam escolher entre contar uma história sobre alguém que, após passar por uma situação difícil, tenha encontrado ajuda de pessoas desconhecidas ou escrever a história de um personagem apaixonado por esportes radicais.

No PAC II, a primeira opção de redação solicitava um texto dissertativo-argumentativo em que o candidato se posicionasse sobre a questão da espionagem, tendo como texto de apoio uma matéria jornalística sobre a questão da suspeita de que autoridades canadenses espionaram o ministério brasileiro de Minas e Energia, além de uma imagem ironizando a espionagem feita pelos EUA. A segunda alternativa pedia um texto narrativo, no qual o candidato deveria contar como será o mundo quando ele estiver com 64 anos.

Já os participantes do PAC III deveriam fazer um texto dissertativo-argumentativo, optando por expor sua posição a respeito do uso de máscaras em manifestações ou opinar sobre a questão da intolerância religiosa.

O QUE É O PAC?

O Programa de Avaliação Continuada foi implantado pela Unicentro com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e ampliar a oferta de vagas dos cursos de graduação aos alunos da região. O sistema é um método de seleção que difere do vestibular tradicional, principalmente por ser realizado enquanto o estudante está cursando o Ensino Médio.

O programa possibilita que os candidatos realizem as provas anualmente, de acordo com os conteúdos de cada uma das séries do Ensino Médio, em conformidade com o estabelecido pelos Parâmetros/Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais, com objetivo de selecionar e classificar alunos-candidatos oriundos das escolas participantes do PAC, por meio dos desempenhos obtidos nas provas realizadas durante as três séries do Ensino Médio.

Mesmo participando do PAC, o aluno pode se inscrever nos concursos vestibulares de Inverno e Verão da Unicentro, pois os processos acontecem separadamente.

Demais informações na Coordenadoria Central de Processos Seletivos, pelos telefones (42) 3621-1034 (Guarapuava) e (42) 3421-3068 (Irati), através do e-mail pac@unicentro.br ou do site www.unicentro.br/pac.