Turismo lança material de apoio ao desenvolvimento do setor em Prudentópolis

Ronaldo coordenou o projeto que deu origem aos materiais

Para dar mais visibilidade e estimular o setor turístico em Prudentópolis, o Departamento de Turismo do campus Irati desenvolveu no município o projeto de extensão “Roteiro Turístico no Meio Rural: uma alternativa não agrícola para complementação de renda das pequenas propriedades do Município de Prudentópolis”. Ao longo do projeto, foram realizadas oficinas temáticas que resultaram em cartilhas e manuais para proprietários de empreendimentos turísticos e, também, no desenvolvimento de um site, material impresso e aplicativo para celular para orientação turística no município.

Os materiais de apoio foram lançados durante uma cerimônia realizada na Câmara Municipal de Prudentópolis. “O início do projeto se deu justamente com o encantamento que temos pelo município e o vasto potencial turístico que apresenta, tanto de recursos naturais, como culturais. Conhecendo esta realidade tivemos a ideia de vincular um projeto de extensão com esta conotação, aliando bem-estar e amadurecimento na formação dos nossos alunos e uma repercussão para o município”, explica o coordenador do projeto, professor Ronaldo Ferreira Maganhoto.

Alguns dos integrantes que atuaram na equipe do projeto

A equipe que atuou junto a comunidade foi composta por profissionais recém-formados e graduandos em Turismo e Geografia, além de acadêmicos de Engenharia Ambiental. Já os professores do Departamento de Geografia, Valdemir Antonelli, e Ana Lea Macohon Klosowski, de Ciências Contábeis, atuaram como colaboradores. O projeto foi vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras (USF), da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Nós lá na Secretaria também acompanhamos toda a trajetória de execução do projeto e quando culmina num evento como esse em que nós vemos os resultados, e sobretudo, o estabelecimento de parcerias, nós ficamos muito felizes e sentimos que o nosso trabalho foi bem cumprido, o recurso foi investido adequadamente e que está rendendo bons frutos”, observa a coordenadora do USF, Sandra Cristina Ferreira.

O proprietário de um empreendimento turístico do município, Ricardo Luiz Beraldo conta que a equipe visitou várias vezes a sua pousada, ensinando a ele e a seus funcionários temas relevantes para toda rede hoteleira e para quem trabalha no trade turístico. “Eles estão de parabéns porque iam automaticamente corrigindo aquilo que viam que não daria certo até chegar nesse projeto final que ficou maravilhoso. O lançamento desse folder e aplicativo tem ajudado muito, principalmente, a quem mais precisa que são os turistas quando vem visitar o nosso município. A equipe toda está de parabéns, nota dez o projeto”, avalia Beraldo.

Cerimônia foi realizada na Câmara Municipal de Prudentópolis

Durante a cerimônia, o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona sugeriu que o Município tome a decisão estratégica de se tornar destino turístico do mundo. Aldo citou como exemplos, as cidades de Gramado e Canela, em que o Poder Público e a sociedade como um todo, as tornaram referenciais turísticos. Para o reitor, além das belezas naturais, Prudentópolis tem também a riqueza cultural da imigração ucraniana, reunindo uma série de fatores que podem fazer muita diferença e ajudar na construção da imagem da cidade como destino turístico.

Acredito que o Conselho Municipal de Turismo, juntamente com a Secretaria de Planejamento, a Gestão Municipal e a Câmara de Vereadores, podem promover a partir da discussão com audiências públicas, um projeto de desenvolvimento do Turismo em Prudentópolis. Uma proposta que se torne lei a partir da aprovação da Câmara, e que uma vez se tornando lei, possa ser executada por todas as gestões. De maneira tal que a comunidade de Prudentópolis só eleja o prefeito que se comprometa com esta lei e com este destino do município. Então sem dúvida nenhuma se isso acontecer, nós conseguiremos no médio prazo, fazer com que Prudentópolis tenha muito mais conhecidas as suas potencialidades e a sua vocação para ser um destino turístico”, ressalta Aldo.

Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura, Elaine Maria dos Santos, pelos resultados apresentados pelo projeto comprova-se que a extensão de fato fez o seu papel, integrando ensino, pesquisa e agindo junto a comunidade. “Muitos participantes tiveram a oportunidade de receber esses resultados e passaram por uma transformação. Isso nos deixa muito felizes porque entendemos que isso é extensão universitária”, acrescenta.

Para o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski, o projeto do Departamento de Turismo da Unicentro vem de encontro com as metas do município. “Nós estamos pensando no Turismo com muito carinho e o setor vai se desenvolver com certeza, é a nossa meta. E para isso, esse projeto em parceria com a Unicentro é fundamental. Nós não tínhamos ainda catalogado esses lugares bonitos, e nem um material como o aplicativo ou o site que expressam todo o nosso potencial”, salienta o prefeito.

Elaine Maria dos Santos; Afonso Figueiredo Filho (diretor Campus Irati); Sandra Cristina Ferreira; Aldo Nelson Bona; Adelmo Luiz Klosowski e Ronaldo Ferreira Maganhoto