Últimos dias de inscrição para programa de Moradia Estudantil do Campus Irati

A casa de alvenaria é espaçosa e próxima a universidade (Foto: Edson Golinski)

Evitar que os estudantes abandonem os cursos de graduação antes da formatura. Esse tem sido um dos desafios enfrentados pelas Universidades, nos últimos tempos. A chamada evasão está ligada a diversos fatores, e um deles é financeiro. A dificuldade de se manter em outra cidade, por conta dos gastos, leva muitos estudantes a desistirem do sonho do diploma no ensino superior no meio do caminho.Para tentar ajudar nesse processo, a Unicentro, desde o ano passado, tem atuado no sentido de ampliar suas ações de assistência estudantil.

Por isso, mesmo sem receber os recursos do Pnaest (Programa Nacional de Assistência Estudantil para Instituições de Ensino Superior Públicas Estaduais), a Universidade tem investido na montagem e oferta de moradias estudantis. “O Pnaest é um programa do governo federal criado para funcionar como contrapartida para as instituições estaduais que aderiram ao Sisu, que é Sistema de Seleção Unificada, como forma de entrada nas universidades. Desde 2015, o Ministério da Educação, porém, não faz o repasse desses recursos”, explica o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona.

Justamente por entender que é seu papel auxiliar os estudantes em sua trajetória na Universidade é que a Unicentro está implantando o programa de Moradia Estudantil no Campus Irati, nos mesmo moldes como funciona em Guarapuava, atendendo, inicialmente, apenas as alunas do sexo feminino matriculadas em cursos presenciais ofertados em Irati. Para o vice-diretor do Campus, professor Erivelton Fontana de Laat, é “tentar resgatar um pouco essa dívida que a Universidade tem com a parte da assistência estudantil. A Casa do Estudante vem para dar um pouco mais de conforto para as universitárias que vem de fora”.

Para isso, a FAU (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro) alugou uma casa no bairro Riozinho, que fica próximo ao campus. Podem se inscrever alunas “vinculadas a curso de graduação presencial no campus Irati da Unicentro, que tenham renda familiar per capta de 1,5 salário mínimo”, detalha o coordenador do Setor de Assistência Estudantil do Campus, professor José Alexandre de Lucca.

As estudantes de graduação da interessadas em concorrer a uma das vagas têm até o dia 21 de novembro para se inscreverem nos protocolos da Universidade. O Edital completo está disponível no site da Unicentro.