Unicentro é 34ª melhor Universidade do país, segundo Ministério da Educação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última segunda-feira (27), o resultado do Índice Geral de Cursos, o IGC, que diz respeito ao desempenho global das instituições de ensino superior. O MEC avaliou 231 universidades e a Unicentro foi considerada a 34ª melhor do país. “Um resultado expressivo, um resultado bastante bom, que evidencia o crescimento, ano a ano, da Instituição no que diz respeito à conceituação de seus cursos. A Unicentro – comparada a si mesma, comparada a seu desempenho no IGC do ano anterior – teve um crescimento significativo”, comemora o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, professor Aldo Nelson Bona.

Nesse IGC, a Unicentro manteve o conceito quatro – numa escala de um a cinco. Porém, a pontuação aumentou em relação ao anterior, conquistando algumas posições no ranking nacional, passando da 37ª colocação, em 2016, para 34ª, nessa última avaliação. E os números, segundo o diretor de Avaliação Institucional, Angelo Marafon, quando desdobrados, evidenciam ainda mais o desempenho de excelência da Universidade. “Das 231 universidades que compõem o ranking, 80 são federais e nós estamos a frente de muitas delas, já que somos a 34ª melhor instituição de ensino superior do país”, explica.

Se forem consideradas apenas as instituições de ensino superior da região sul do país, a Unicentro é a décima melhor. “No Paraná, somos a quarta universidade, atrás apenas da Universidade Federal (UFPR), que tem mais de 100 anos, e das universidades estaduais de Londrina e Maringá, UEL e UEM respectivamente, que são mais tradicionais e antigas que a Unicentro. Aliás, ficamos a frente da UEPG, que é mais velha”, destaca Angelo.

No universo das instituições de ensino superior estaduais, que somam 39 no Brasil, a Unicentro também se destacou, sendo considerada a sétima melhor, atrás apenas de instituições centenárias como Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), e de UEL e UEM. “No cenário nacional, nós estarmos como a sétima universidade estadual do Brasil é um desempenho importante, é um desempenho que merecer sim ser destacado”, ressalta Aldo Bona.

Junto com o resultado do IGC, o MEC também divulgou o CPC (Conceito Preliminar de Curso). Dos nove cursos avaliados em 2016, sempre numa escala de um a cinco, um obteve conceito três (Fonoaudiologia), sete conquistaram nota quatro (Educação Física Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Serviço Social), e um conceito máximo, cinco (Agronomia).

Para chegar ao IGC, são levados em consideração os resultados obtidos pelos cursos no CPC (Conceito Preliminar de Curso) no ano do cálculo e, também, nos dois anteriores. Dessa forma, o IGC sempre se refere ao triênio e, portanto, compreende todas as áreas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade (Exame Nacional de Desempenho). Assim, entrem cálculo a média dos CPCs do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.