Unicentro implanta Brigada de Emergência nos três Campi Universitários

Em Irati, 41 servidores receberam treinamento e agora fazem parte da Brigada de Emergência

A Reitoria da Unicentro e as Direções dos três Campi Universitários, em parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos, realizaram a implantação da Brigada de Emergência na Unicentro. No total, no Cedeteg, no Santa Cruz e em Irati, são 106 servidores que agora também são brigadistas.

O reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona explica que a instalação da Brigada visa atender a Norma Regulamentadora 23, do Ministério do Trabalho e Emprego; a Norma Brasileira 14.276, e a Norma de Procedimento Técnico 017, do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Não é nenhuma questão de mérito institucional, é uma obrigação de ordem legal. As instituições precisam ter todas as providências de acordo com as normas técnicas referentes a segurança, prevenção de incêndios, e nós temos feito na Unicentro um planejamento no sentido de que a cada ano pelo menos alguma ação possa ser feita dentro das limitações orçamentárias e financeiras. Os investimentos são vultuosos considerando o fato de que a universidade instalou-se em prédios antigos e é necessária toda uma ligação no que diz respeito a prevenção de incêndios, a questão da acessibilidade, e a universidade não tem condições de resolver tudo isso de uma hora para outra”, ressalta Aldo.

Segundo o comandante Corpo de Bombeiros de Irati, capitão Jorge Augusto Ramos, a Brigada de Emergência e o brigadista são equipamentos de segurança, pois são eles que dão ação àqueles dispositivos instalados numa edificação, como extintores de incêndio, por exemplo. O capitão lembra que o treinamento acaba despertando uma outra visão nos participantes que passam a perceber o ambiente com foco sempre na segurança, observando não só os equipamentos, como também, o comportamento do ser humano em situações que podem trazer risco.

Além dos certificados, brigadistas receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)

O brigadista também é um profissional e ele tem a capacidade de trazer aquele mundo irreal da norma técnica e aproximá-lo do real, que é o nosso uso dos equipamentos e das instalações. Então esse brigadista é muito importante, e a instituição Unicentro ganha muito com a adesão a essa filosofia, a formação dos brigadistas e a disponibilização deles no dia a dia da vida da universidade. Ganha o brigadista, ganha o aluno usuário e ganha a sociedade como um todo”, destaca o comandante.

O treinamento com os servidores foi realizado nos três campi, associando teoria e prática. A cerimônia de lançamento também marcou a entrega oficial dos certificados de brigadistas, que também receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Em Irati, são 41 pessoas que trabalham em diferentes locais do campus, o que para o diretor Afonso Figueiredo Filho, aumenta a efetividade da Brigada. Também foram instalados dois pontos de encontro: um em frente a Clínica-Escola de Fonoaudiologia e Psicologia, e outro no estacionamento localizado ao lado do Prédio Principal.

Nós ficamos muito mais seguros de sabermos que temos aqui pessoas aptas a tomar providências porque não basta ter o conhecimento, também tem que ter a iniciativa no momento do incidente, quando, em geral, as pessoas entram em pânico. É muito bom saber que temos 41 brigadistas treinados em vários locais e que estão trabalhando o tempo todo no campus, o que realmente nos deixa mais seguros”, observa o diretor.

Paulo Miskalo é um dos agentes universitários que, agora, também tem o título de brigadista. Ele afirma que o aprendizado valeu muito a pena e que, caso precise, poderá colocar em prática o que aprendeu também fora da Unicentro. “Tivemos treinamento na parte de primeiros socorros também, então se for necessário ajudar alguém podemos aplicar os conhecimentos fora do campus”, complementa.

O descerramento da placa foi em frente a Clínica-Escola de Fonoaudiologia e Psicologia, um dos pontos de encontro da Brigada

Para o pró-reitor de Recursos Humanos, Robson Paulo Ribeiro Ferras, diferente do que muitas pessoas imaginam que a brigada deve trabalhar apenas nas questões de emergência que venham a acontecer, a prevenção é um dos focos principais dela. Ou seja, a Brigada deve contribuir para que as situações de emergência de fato não aconteçam.

A brigada tem uma agenda permanente e não atua isoladamente em questões emergenciais. Primeiramente, será estabelecido um coordenador-geral da brigada e, a partir dessa definição, também são atribuídas responsabilidades a cada um dos integrantes do grupo. Assim, cada membro da Brigada de Emergência cuida de uma determinada função, seja na parte preventiva ou emergencial. Em relação as questões de prevenção é praticar a fiscalização, acompanhar o dia a dia, a validade dos equipamentos e as condições de uso deles. Também, verificar se as questões de sinalização dentro do ambiente institucional estão todas adequadas, além de trabalhar com a conscientização levando a informação para o restante da comunidade universitária”, conclui o pró-reitor.