As causas e sintomas da baixa imunidade

O sistema imunológico age em defesa do corpo e combate ataques de  bactérias, vírus e infecções contra o organismo

Somos formados por uma complexa rede de tecidos, órgãos, células e substâncias que protegem o nosso corpo de infecções e doenças, a qual chamamos de imunidade,  mas que precisam estar funcionando adequadamente para que de fato traga benefícios. O médico Willian Soares explica que a baixa imunidade pode ser predisposta pela genética. “Por outro lado, uma pessoa saudável que quase nunca fica doente pode em algum momento da vida  se deparar com  dificuldade manter um equilíbrio imunológico no organismo”, salienta.

Segundo o médico, há estudos que mostram que a alta quantidade de sacarose, consumo  exagerado de álcool, ingestão excessiva de gordura, magreza demasiada e obesidade interferem no sistema imunológico. De acordo com Soares,  muitos casos podem ser tratados com uma boa alimentação, de preferência acompanhada por um profissional.

Uma alimentação adequada é uma ferramenta importante para que o sistema imunológico funcione bem- Foto: Lais Marafigo

Segundo a nutricionista Solange Aparecida da Cunha, para tratar a imunidade é necessário ingerir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, pois aumentam a capacidade do organismo e das células brancas do sangue destruírem possíveis agentes invasores e assim tratar este problema.

“Muitos preferem complexos vitamínicos que são compostos por vitaminas essenciais para tratar e garantir a boa imunidade do organismo, mas também é possível tratar o problema com uma alimentação saudável ingerindo frutas, legumes, verduras, leite e derivados, carnes e cereais integrais”, explica a nutricionista.

Qual a dieta certa para aumentar a imunidade

A professora de Educação Física Lisiane das Neves Gomes, descobriu há seis meses que sua imunidade estava debilitada. ” Me sentia cansada, com frequentes gripes e infeções. Tenho Anemia Ferropriva, fui orientada pelo médico a mudar meus hábitos alimentares, que até então não continham as propriedades necessárias para que meu organismo se mantivesse forte, hoje consigo pelo menos mantê-lo equilibrado”, completa.

Para Lisiane, os exercícios físicos regulares ajudam a fortalecer sistema imunológico, aumentando a proteção do corpo e os hormônios que trazem o bem estar e evitam o estresse, que acaba debilitando o sistema imunológico.

Baixa Imunidade – Remedios Naturais e Curas Naturais

 

Fax Online    Enviar artigo em PDF   

4 Comments:

  1. tenho pneumonia em sequencia,isto depois da perda de 4 ente queridos,será que tem alguma coisa a ver?

    • A pneumonia pode ser consequência da perda de seus entes, sugiro que você procure a ajuda de um médico especialista na área.

  2. maria das graças de faria

    MEU NETO BRENO 12 ANOS DE IDADE, TEM AS TAXAS DE GLOBULOS BRANCOS MUITO BAIXA
    FAZ TRATAMENTO A QUATRO ANOS MAS NÃO A MEIOS DE NORMALIZAR
    O MEDICO PASSA APENAS O ÁCIDO FÓLICO SEU ÚLTIMO EXAME, RESULTADO
    2.800. GOSTARIA DE SABER SE A ALGO MAIS EM TRATAMENTO, AGUARDO RESPOSTA…

    • Maria das Graças
      O Ágora On-line é um jornal laboratório feito por acadêmicos de jornalismo, a matéria sobre as causas e sintomas da baixa imunidade foi feita pela turma do ano passado. Infelizmente não poderemos responder a sua pergunta, pois este ano a produção é feita por outra turma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>