Conheça três fobias que serão tema de série de terror

Personagem terá tripofobia, coulrofobia e hemofobia. Você sabe qual medo elas representam?

A série American Horror Story, do canal estadunidense FX, comprova seu sucesso sendo renovada a cada ano e chegando agora a sua sétima temporada. O produtor Ryan Murphy investe no suspense para revelar o tema de cada ano e desta vez não foi diferente. Com teasers, pôsteres e imagens dos bastidores, o público foi apresentado aos poucos ao tema da nova temporada intitulada Cult (culto ou seita em português). A estreia será no dia 5 de setembro nos Estados Unidos e 6 de setembro no Brasil, à meia-noite, pelo canal FX. A sinopse de Cult foi liberada no site da FOX holandesa, trazendo mais detalhes sobre o enredo e revelando três fobias de uma personagem da série, confira:

American Horror Story: Cult se passa nos subúrbios contemporâneos da cidade de Detroit com Sarah Paulson interpretando uma nova iorquina traumatizada pelos ataques de 11 de Setembro. Ela tem três fobias: Tripofobia, ansiedade por objetos ou formas que tenham pequenos buracos ou cavidades; Coulrofobia, medo irracional de palhaços; e Hemofobia, medo irracional de sangue. Nos anos seguintes à tragédia de 11 de Setembro, ela aprendeu a controlar seus medos graças a sua esposa, interpretada por Alison Pill. Contudo, a vitória de Donald Trump nas eleições está fazendo as fobias ficarem sérias novamente. Se a personagem de Sarah é ameaçada por palhaços sinistros, ao estilo de Laranja Mecânica, sua esposa pensa que ela teve um ataque psicótico. A falta de apoio faz com que a personagem de Sarah Paulson tome atitudes drásticas para proteger sua família.

(FONTE: American Horror Story Brasil www.americanhorrorstorybr.com/sinopse-cult)

Alerta para quem tem medo de palhaços. Como revelado na sinopse, a Coulrofobia será um dos temas de Cult e ainda vai resgatar o palhaço assassino Twisty, da quarta temporada da série. Os teasers e cartazes de propaganda já estão cheios deles.

Essa fobia é um transtorno de ansiedade na qual a pessoa, ao se deparar com um palhaço ou uma imagem representativa do mesmo, tem ataques de pânico, falta de ar, arritmia cardíaca, suores e náuseas. Além da sensação de insegurança. Tal fobia é reconhecida pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) e se enquadra em fobia de personagens ou pessoas vestidas com trajes de fantasia.

(FONTE: Psicologia para curiosos www.psicologiaparacuriosos.com.br/coulrofobia)

A Tripofobia, medo de pequenos buracos, será outra fobia presente na série. Novamente, vídeos e imagens de divulgação da sétima temporada estão cheios de furos, favos de mel e abelhas, inclusive.

Essa fobia é uma das mais comuns que se tem conhecimento. A maioria das pessoas sente mal-estar, coceiras, tremedeiras, formigamentos e repulsa ao se deparar com imagens que tenham padrões irregulares de buracos. Em casos mais graves, há fortes náuseas, aceleração do ritmo cardíaco e pode até desencadear uma crise de pânico.

As imagens mais aversivas costumam ser as que contêm agrupamentos de buracos em esponjas, sementes, favos de mel, flores, corais, madeira e principalmente na pele ou carne. Porém, algumas pessoas mais sensíveis têm esses sintomas com coisas bem mais comuns, por exemplo, uma barra de chocolate airado, como o Suflair.

(FONTE: Psicologia para curiosos www.psicologiaparacuriosos.com.br/tripofobia)

Por fim, o medo de sangue, chamado de Hemofobia. Apesar de não estar presente nas imagens promocionais, esse também será um tema em Cult e deve ser retratado em vários episódios durante a temporada, visto que mortes e assassinatos, por exemplo, são comuns nessa série de terror.

Hemofobia é o medo de sangue extremo, provoca uma reação fóbica do indivíduo que sofre com a visão de sangue (o seu próprio sangue ou não). Também é chamada de hemafobia e hematofobia. Muitas vezes, há confusão entre hemofobia e o medo de agulhas. Uma pessoa pode estar com medo de ter seu sangue colhido, o que pode ser confundido com aicmofobia (ou o medo extremo de agulhas). De fato, esta fobia específica comumente é categorizada amplamente como medo de sangue-injeção-ferimento.

As semelhanças com outros sintomas de fobia são: ansiedade, náuseas, aumento da freqüência cardíaca, sudorese, tremores ou abalos ao ver sangue. Isto é seguido por uma queda repentina na pressão arterial e freqüência cardíaca que leva o indivíduo a desmaiar, tornar-se pálido ou fraco, que não são vistos em outras reações de fobias.

(FONTE: Psicoativo www.psicoativo.com/hemofobia-medo-de-sangue)

Texto: Redação.
Imagens: Reprodução.
www.pdf24.org    Enviar artigo em PDF   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *