Com foco na acessibilidade, campus Santa Cruz tem a entrada principal reformada

Com o início das aulas, os acadêmicos do campus Santa Cruz, em Guarapuava, devem ter notado uma grande mudança logo ao adentrar o prédio principal. A novidade em questão é a reforma da entrada do campus.

Anteriormente conhecida por uma superfície lisa e um grande degrau que separava a calçada da entrada, agora a via de ingresso ao campus conta com piso tátil, duas rampas laterais de acesso e uma considerável diminuição do degrau em frente ao prédio.

A reforma foi possível graças ao aproveitamento de material que sobrou de outra obra realizada na universidade, como detalha o diretor do campus Santa Cruz, Ademir Juracy Fanfa Ribas. “A cerca de seis meses, nós conseguimos os ‘pavers’ (peças pré-moldadas de concreto destinadas à pavimentação) que sobraram de uma obra da Unicentro e a gente trouxe para cá, com a expectativa de poder trocar a frente”.

Ao custo de R$ 4 mil e utilizando recursos próprios, a licitação foi realizada no fim de 2016 e a reforma concretizada na última semana do ano, período que o campus estava fechado pelo recesso.

A melhoria da acessibilidade tem sido alvo de várias ações da diretoria do campus para o facilitar o trânsito dos alunos, servidores e comunidade aos espaços do Santa Cruz. “Além de ser uma recomendação dos bombeiros, a questão de acessibilidade, que nós estamos trabalhando há algum tempo aqui, deve ter ajudado tanto para pessoas com deficiência visual, quanto até para subir, para entrar, a entrada ficou com um aspecto mais bonito e mais utilizável”, afirmou Ademir.

Além da reforma da entrada, nos últimos anos, foram realizadas trocas de pisos de plurigoma, que em caso de incêndio liberam toxinas, por pisos táteis nos três andares do bloco principal, assim como instalação de rampas de acesso e plataformas.