Administração

O profissional de Administração controla o funcionamento das empresas públicas e privadas. Determina métodos gerais de organização, planeja recursos humanos e materiais. Orienta e controla as atividades conforme planejamento empresarial. Fixa a política financeira e controla a aplicação de recursos. Administradores atuam em bancos, empresas agrícolas, de comunicação e transporte, exploração natural, seguros e serviços em geral, além de escolas, universidades, institutos, hospitais e outras instituições.

Arte

Este é um curso de licenciatura em Artes, onde o acadêmico entra em contato com a produção e a reflexão da Música, Dança, Teatro e Artes Visuais. O profissional formado em Arte, além de ser qualificado para o ensino das Artes, também pode atuar em galerias, centros culturais, consultorias e assessorias de assuntos culturais.

Ciências Contábeis

As Ciências Contábeis são uma atividade profissional de obrigatoriedade legal. Os profissionais de Ciências Contábeis buscam o aprimoramento empresarial através de sua constante organização interna, por isso o contador deve ter competência para ordenamento, escrituração, auditagem, consultoria, planejamento tributário, levantamento de custos e formação de preços. Os contadores trabalham em empresas públicas, privadas ou mistas de pequeno, médio e grande porte. Também atuam em empresas de contabilidade comercial, industrial e agropecuária, contabilidade pública, gerência de custos, auditoria contábil, perícia, análise de balanços, controladoria e assessoria contábil.

Ciências Econômicas

O profissional de Ciências Econômicas orienta programas relativos às atividades econômicas e financeiras, em empreendimentos públicos, privados ou mistos para maximizar os recursos. Os economistas desenvolvem estudos, pesquisas, análises, perícias, arbitragens, laudos, esquemas e certificações sobre assuntos compreendidos no seu campo profissional. E também solucionam problemas financeiros e administrativos por meio de estudos relacionados com a produção, trabalho e consumo. Os economistas atuam em instituições financeiras, bancos, companhias de seguro, corretagem, empresas de consultoria e projetos, escolas, universidades, institutos, fundações e cooperativas.

Comunicação Social

  • Publicidade e propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais que desenvolvem e aplicam técnicas de pesquisa, planejamento e criação de campanhas voltadas aos meios de comunicação para formar opinião sobre um determinado produto, serviço, instituição ou idéia. O aluno de Publicidade e Propaganda deve ter facilidade de expressão oral e escrita, imaginação e criatividade, curiosidade para a compreensão do comportamento das pessoas e de grupos sociais, bem como suas tendências e aspirações. E deve ter disposição para manter-se atualizado em todas as áreas. Os profissionais de Publicidade e Propaganda trabalham em agências de publicidade, assessorias, instituições de pesquisa públicas e privadas, institutos, fundações, associações, sindicatos, escolas e universidades. Atuam também no magistério superior.

  • Jornalismo

Conheça um pouco mais sobre o curso de jornalismo: o jornalista transmite uma ideia ou um fato em forma de matéria informativa ao leitor, ouvinte, telespectador e internauta. A profissão em jornalismo exige características pessoais básicas, como: facilidade de expressão oral e escrita, capacidade de dedução e raciocínio, espírito observador e crítico, boa bagagem cultural, disposição para investigação e sensibilidade para apreender e relatar situações. Jornalistas trabalham em todos os veículos de comunicação: rádio, jornal, televisão, revista, cinema, além de assessorias de imprensa públicas e privadas. Atuam também no magistério superior.

Filosofia

Um dos cursos filiados às Ciências Humanas é o de Filosofia. Trata-se de uma ciência de caráter humanístico e o curso valoriza o auto-conhecimento, a relação com o outro, a consciência ética, o desenvolvimento pessoal e objetiva a formação de professores de filosofia. A Filosofia se caracteriza pela reflexão crítica a fim de compreender os fundamentos da realidade e das questões que constituem o corpo do pensamento filosófico ao longo de toda história. Faz parte da formação a experiência investigativa, a pesquisa, a análise, a discussão e a construção de um pensamento autônomo.

História

Entre os cursos das Ciências Humanas está o de História, uma ciência que estuda a ação dos homens no tempo. O historiador pesquisa, estuda e interpreta os fatos de acordo com suas causas, significados e conseqüências, avaliando acontecimentos passados e presentes, assim como as condições econômicas, culturais e sociais que os originaram. Pela crítica e interpretação dos acontecimentos, o historiador amplia a compreensão sobre o desenvolvimento da humanidade. O mercado de trabalho para historiadores compreende escolas, faculdades, universidades, institutos, fundações, museus, arquivos históricos, bancos de dados, editoras e assessorias de pesquisa.

Letras

Uma das profissões de Ciências Humanas é em Letras. O profissional de Letras estuda a história, o desenvolvimento, as técnicas e a literatura de um idioma. Trabalha com pesquisa de línguas antigas e modernas, incluindo sua gramática e literatura. Desenvolve a capacidade de análise, comunicação e expressão. O aluno de Letras deve desenvolver algumas habilidades específicas, de acordo com a língua que escolhe: leitura, escrita, compreensão linguística e expressão oral. A Unicentro oferta habilitações em Inglês, Português e Espanhol e respectivas literaturas. O formado em Letras atua em escolas, faculdades, universidades, fundações, institutos, associações, agências de turismo, órgãos públicos, empresas, assessoria e consultoria para órgãos de comunicação e editoria nos setores de revisão, tradução e interpretação.

Pedagogia

Na área de Ciências Humanas está o curso de Pedagogia. O pedagogo é o profissional que reflete criticamente sobre o fenômeno da formação humana em seus aspectos científicos, filosóficos, políticos e técnicos. Os pedagogos administram, gerenciam e orientam a aplicação de métodos com maior eficácia no ensino-aprendizagem. O curso está voltado para a formação de educadores com a finalidade de atuação em escolas de Educação Infantil, Educação Básica, Educação Superior e Gestão Escolar. Além das escolas, os pedagogos também são requisitados em empresas públicas e privadas, clínicas psicopedagógicas, pesquisa educacional, escritórios de assessoria pedagógica e educacional, na indústria de artefatos e brinquedos educativos e em programas de rádio e televisão educativos.

Secretariado Executivo

O profissional de Secretariado Executivo trabalha diretamente com o executivo da empresa a quem assessora, facilitando a ação administrativa. Os secretários executivos são responsáveis pelas atividades diretas de apoio à estrutura das instituições que representam. Eles coordenam a redação de cartas e documentos, levantamento de informações, bancos de dados e organização de agendas. E ainda participam de reuniões propondo soluções com grande visão de gerenciamento. Os secretários executivos atuam em instituições públicas e privadas, indústrias, fábricas, empresas diversas, bancos e consultorias.

Serviço Social

Os profissionais de Serviço Social organizam projetos e programas que concretizam as políticas sociais, desenvolvem atividades de promoção e integração dos indivíduos à sociedade. Os assistentes sociais devem transformar sua ação profissional em práticas sociais alternativas compatíveis com as necessidades e com os interesses da sociedade. Assistentes sociais atuam em escolas, institutos, associações, universidades, empresas, fundações, creches e centros de recuperação, junto a públicos variados como crianças, idosos, portadores de deficiências e outros. Também trabalham em organizações não-governamentais, assessorias e consultorias para grupos e movimentos sociais.