Projeto Jogos Cooperativos festeja o Dia das Crianças na Escola Municipal Roberto Cunha e Silva

Na tarde da última quarta-feira (5), as crianças da Escola Municipal Roberto Cunha e Silva, na Vila Bela em Guarapuava, tiveram mais um motivo para se alegrar. Acostumados a receber a visita de acadêmicos e voluntários do projeto Jogos Cooperativos da Unicentro (Unicoop) semanalmente, os alunos foram surpreendidos com uma comemoração antecipada do Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro.

Coordenado pela professora do curso de pedagogia, Chris Lima, o projeto teve um início informal em 2014, quando a região foi atingida por fortes chuvas e enchentes. No ano seguinte, o grupo identificou a escola das crianças e, em 2016, as visitas seguem semanalmente. Um grupo de alunas do curso e voluntários leva até as crianças atividades recreativas, que incentivam a cooperação e a ajuda mútua. “A universidade foi atender essas crianças em uma igreja no bairro Vila bela. Ficamos desenvolvendo jogos e brincadeiras até as águas baixarem. Quando fomos nos despedir, as crianças nos fizeram prometer que voltaríamos”, disse Chris.

Os jogos cooperativos trabalham valores e, segundo a coordenadora, desde o início do projeto até agora, o comportamento das crianças melhorou. “As crianças aos poucos estão apresentando melhoras em suas relações com os colegas e em seu processo de ensino. Ontem nosso grupo fez uma surpresa com bolas e bolinhas de sabão, eles brincaram bastante e estavam muito felizes”.

O projeto também serve como uma iniciação à docência das alunas do primeiro ano do curso de pedagogia que atuam no Unicoop. “Para elas uma primeira experiência com docência e o que vão encontrar em seus estágio curriculares, além da experiência de vida”, conta Chris, que na quarta-feira se emocionou em um momento da atividade. “Quando chegamos lá e encontramos aqueles rostinhos ansiosos para brincar tudo vale a pena. Só para tu perceberes um chegou para mim ontem e disse ‘Profe, eu não gosto de você, eu te amo!’”.