Escrito por: Leatrice Talita Rodrigues

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Irati, conta com o melhor curso de Engenharia Ambiental do Estado de Paraná e o décimo primeiro melhor do Brasil.

O Departamento da Engenharia Ambiental (DENAM) é composto por docentes qualificados, todos com títulos de Dr. e Dra. Cada professor atua em uma linha de pesquisa de uma área específica. Os alunos que tem interesse em desenvolver um projeto ou pesquisa em um determinado segmento, mas não sabe qual professor procurar para conversar, nós fizemos uma lista com todos os docentes do departamento, explicando a sua formação, qual área atua e trabalhos publicados, para que os alunos possam ter conhecimento de suas atividades e facilitar na hora de trocar uma ideia sobre projetos e pesquisas.

Venha conhecer quem são os professores e fique mais próximo do curso de Engenharia Ambiental.

 

Carlos Magno de Sousa Vidal

Professor graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos-SP (1997), Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos-SP (2001; 2006). Atua como professor adjunto do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, campus Irati, ministrando as disciplinas de Tratamento Biológico de Águas Residuárias, Tratamento de Água, Tratamento Avançado e Reuso de Águas Residuárias.

Professor permanente do curso de Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental (Unicentro/UEPG), ministrando aula de Tratamento de Efluentes I, e também do curso de mestrado e doutorado em Ciências Florestais (Unicentro), ministrando a disciplina de Controle da Poluição na Indústria Florestal.

Possui experiência na área de Saneamento, atuando principalmente em tratamento de águas residuárias, tratamento de águas para abastecimento e tratamento avançado e reuso de águas residuárias. Orienta em atividades de pesquisa nos seguintes temas: membranas filtrantes, flotação por ar dissolvido, tratamento biológico, biorreatores de membrana, coagulação, métodos alternativos de desinfecção e tratamento de efluentes de indústria de papel e celulose.

Possui vários artigos publicados em periódicos renomados, capítulos de livros além de outros trabalhos. Como exemplo de alguns artigos publicados, podem ser acessados através do site: https://www.hindawi.com/journals/ijp/2015/860845/; http://www.ipef.br/publicacoes/scientia/leitura.asp?Article=15&Number=112.

Para mais informações e visualizações dos trabalhos publicados do Professor Carlos, acessar o currículo lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761174U4.

Elynton Alves do Nascimento

Professor graduado em Ciências Biológicas – Licenciatura, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR, Mestrado e Doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-SP. Atua como professor adjunto do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, campus Irati, ministrando as disciplinas de Metodologia Cientifica, Utilização de insetos como bioindicadores amnbientais e Avaliação de impactos ambientais.

Possui experiência na área de Bioindicadores, atuando principalmente com a utilização de besouros terrestres e insetos aquáticos como bioindicadores, utilizando-os como ferramenta para a avaliação de alterações ou impactos ambientais. Trabalha também com taxonomia e mimetismo em Lycidae (Coleoptera). Orienta em atividades de pesquisa nas áreas citadas anteriormente.

Possui vários artigos publicados em periódicos renomados, livros e capítulos de livros além de outros trabalhos. Como exemplo de alguns artigos publicados, podem ser acessados através do site: http://biotaxa.org/Zootaxa/article/view/zootaxa.4216.4.7; http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0367253010000472.

Para mais informações e visualizações dos trabalhos publicados do Professor Elynton, acessar o currículo lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705973T4.

 

Fabrício Ventura Barsi

Professor graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos-SP (2002), mestrado e Doutorado também em Engenharia Química pela mesma universidade (2005; 2009). Tem experiência na área de Engenharia Química com ênfase em Reatores Químicos Heterogêneos e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: isomeração e catalisadores bimetálicos.

Professor adjunto do curso de Engenharia Ambiental, ministrando as disciplinas de Fenômenos de Transporte, Resistência dos Materiais, Catálise Ambiental e Engenharia Econômica.

Possui artigo publicado em periódico renomado além de outros trabalhos. Como exemplo de artigo publicado, pode ser acessado através do site: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-66322009000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en.

Para mais informações e visualizações dos trabalhos publicados do Professor Fabricio, acessar o currículo lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730739T3.

 

Hilario Lewandowski

Professor graduado em Química e licenciado em Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Possui pós-graduação em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Maringá-PR, mestrado em Educação pela UNICAMP-SP e UNICENTRO-PR e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Maria-RS. Tem experiência como pesquisador na área de Química com ênfase em Síntese Orgânica; Ambiental com ênfase em Educação Ambiental e educação com ênfase em Ensino Experimental.

Professor adjunto do curso de Engenharia Ambiental, ministrando as disciplinas de Química Orgânica e Bioquímica.

Possui artigo publicado em periódico renomado além de outros trabalhos. Como exemplo de artigo publicado, pode ser acessado através do site: http://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/1252/1271.

Para mais informações e visualizações dos trabalhos publicados do Professor Hilario, acessar o currículo lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775687J8.

Jeanette Beber de Souza

Professora graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal Ouro Preto, Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos-SP. Atua como professora associada do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, campus Irati, ministrando a disciplina de Qualidade da Água.

Professora do curso de Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental (Unicentro/UEPG) e Ciências Florestais (Mestrado e Doutorado). Atualmente é chefe do Departamento de Engenharia Ambiental da UNICENTRO.

Possui experiência na área de Saneamento, atuando principalmente em saneamento ambiental e qualidade da água, desenvolvendo projetos relacionados a tecnologia de tratamento de águas de abastecimento e águas residuárias. Orienta em atividades de pesquisa nas áreas citadas anteriormente.

Possui vários artigos publicados em periódicos renomados, capítulos de livros além de outros trabalhos. Como exemplo de alguns artigos publicados, podem ser acessados através do site: http://www.ipef.br/publicacoes/scientia/leitura.asp?Article=15&Number=112; https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11270-013-1752-5.

Para mais informações e visualizações dos trabalhos publicados da Professora Jeanette, acessar o currículo lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769707Y6.

Kelly Geronazzo Martins

Professora graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado em Ciências do Solo e Doutorado em Engenharia Florestal, ambos pela Universidade Federal do Paraná. Atua como professora colaboradora do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, campus Irati, ministrando as disciplinas de Gestão da Fauna, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Recursos Naturais e Renováveis, Estatística II e Geologia.

Possui experiência na área de Ecologia, especialmente Ecologia numérica e aplicada, com biodiversidade, recuperação e funcionamento de ecossistemas. Orienta em atividades de pesquisa nas áreas citadas anteriormente.

Possui vários artigos publicados em periódicos renomados além de outros trabalhos. Como exemplo de alguns artigos publicados, podem ser acessados através do site: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378112715002236 http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0929139310001265;

Para mais informações e visualizações dos trabalhos publicados da Professora Kelly, acessar o currículo lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762997E6.

 

Kely Viviane de Souza

Professora graduada em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado em Química Analítica e Doutorado em Química Orgânica, ambos pela Universidade Federal do Paraná. Atua como professora adjunta do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, campus Irati, ministrando as disciplinas Química Geral, Analítica, Orgânica, Experimental e Ambiental.

Professora do curso de Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental (Unicentro/UEPG), ministrando a disciplina de Seminários. Atualmente é vice chefe do Departamento de Engenharia Ambiental da UNICENTRO.

Possui experiência na área de Saneamento Ambiental e Qualidade da Água, desenvolvendo projetos relacionados a tratamento de águas e efluentes; processos oxidativos avançados e processos combinados. Orienta em atividades de pesquisa nas áreas citadas anteriormente.

Possui vários artigos publicados em periódicos renomados, livros publicados além de outros trabalhos. Como exemplo de alguns artigos publicados, podem ser acessados através do site: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422008000500041; http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282010000300011.

Para mais informações e visualizações dos trabalhos publicados da Professora Kely Viviane, acessar o currículo lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707290T5.

 

Nilton Cesar Pires Bione

Professor graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá. Atua como professor associado do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, campus Irati, ministrando as disciplinas Biologia Celular Molecular e Microbiologia Ambiental.

Possui experiência na área de Biologia celular e genética, com ênfase em citogenética vegetal aplicada ao biomonitoramento ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, mutantes meióticos e plantas superiores como bioindicadores ambientais. Orienta em atividades de pesquisa nas áreas citadas anteriormente. A seguir uma breve descrição das linhas de pesquisa desenvolvida pelo professor:

Agentes químicos que provocam alterações nos ácidos nucleicos são classificadas como genotóxicas. Efeitos genotóxicos incluem alterações na estrutura e função do DNA, quebras das fitas da molécula de DNA, modificações nas bases e mutações de ponto. Esses efeitos podem correr nos tecidos somáticos e se manifestar a nível celular da organização biológica podendo ter como consequência a carcinogênese. Os efeitos podem atingir células reprodutoras e, neste caso, as mudanças produzidas podem provocar infertilidade do indivíduo afetado ou serem transmitidas aos descendentes, comprometendo as futuras gerações.

Espécies vegetais, como Allium cepa e Tradescantia sp. são sensíveis aos poluentes ambientais e podem ser utilizadas na avaliação da qualidade do ar, da água e do solo. As análises citogenéticas mostraram alterações no desenvolvimento celular e anormalidades cromossômicas decorrentes do contato com estes resíduos químicos poluentes. Sendo portanto, possível estimar os níveis mínimos de tolerância citotóxicos e/ou genotóxicos por meio de bioensaios.

Esta linha de pesquisa, no curso de Engenharia Ambiental tem trabalhado em conjunto com a linha de análise ambiental e logística aplicados a estudos ambientais. A partir de imagens orbitais de alta resolução são identificadas possíveis relações entre o uso e ocupação das áreas urbanas com os resultados das avaliações de genotoxicidade encontradas nos bioensaios realizados nestas áreas.

Os resultados obtidos podem auxiliar o monitoramento de áreas e/ou atividades potencialmente poluidoras ambientais.

 

PALAVRAS-CHAVE: Anormalidades cromossômicas, Conscientização popular, Saúde ambiental. Analise de proximidade.

Espécies vegetais/bioindicadores ambientais

Trabalhos recentes publicados

 

Possui vários artigos publicados em periódicos renomados além de outros trabalhos. Como exemplo de alguns artigos publicados, podem ser acessados através do site: http://www.funpecrp.com.br/gmr/year2015/vol14-4/pdf/gmr5822.pdf; http://www.nrcresearchpress.com/doi/abs/10.1139/g02-114#.WTByX-vyvIU.

Para mais informações e visualizações dos trabalhos publicados do Professor Nilton, acessar o currículo lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799152Y5.

 

Paulo Costa de Oliveira Filho

Professor graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado em Ciências Florestais aplicado ao sensoriamento remoto aerotransportado e Doutorado em Ciências Florestais aplicado a Sistema de Informações Geográficas, ambos pela Universidade Federal do Paraná. Atua como professor associado do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, campus Irati, ministrando a disciplina de Sistema de Informações Geográficas.

Professor do curso de Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental (Unicentro/UEPG) e também atua no Mestrado e Doutorado em Ciências Florestais da UNICENTRO.

Possui experiência na área de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, desenvolvendo projetos relacionados ao Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas aplicados ao Meio Ambiente Rural e Urbano, Gestão Ambiental, Planejamento Ambiental/Florestal. Orienta em atividades de pesquisa nas áreas citadas anteriormente.

Possui vários artigos publicados em periódicos renomados, capítulos de livros publicados além de outros trabalhos. Como exemplo de alguns artigos publicados, podem ser acessados através do site: https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/24999; http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciTechnol/article/view/13703.

Para mais informações e visualizações dos trabalhos publicados do Professor Paulo, acessar o currículo lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799668Y6.

 

Tatiane Bonametti Veiga

Professora graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina, Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, Especialização em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Norte do Paraná, Mestrado e Doutorado em Ciências no Programa de Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Atua como professora associada do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, campus Irati, ministrando as disciplinas de Gestão e Tratamento de Resíduos, Saneamento e Saúde Pública.

Possui experiência na área de Saneamento Ambiental, desenvolvendo projetos relacionados a saneamento ambiental com ênfase em Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos, Resíduos de Serviço de Saúde e Saúde Pública. Orienta em atividades de pesquisa nas áreas citadas anteriormente.

Possui vários artigos publicados em periódicos renomados, capítulos de livros publicados além de outros trabalhos. Como exemplo de alguns artigos publicados, podem ser acessados através do site: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692016000100362&lng=en&tlng=en; http://www.scielo.br/pdf/rsp/v48n2/0034-8910-rsp-48-2-0326.pdf.

Para mais informações e visualizações dos trabalhos publicados da Professora Tatiane, acessar o currículo lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4481982U0.

Viviane Fernandes de Souza

Professora graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura em Ciências com Complementação/Habilitação Plena em Biologia), especialização em Educação Ambiental, ambos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Maringá. Atua como professora colaboradora do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, campus Irati, ministrando as disciplinas de Biotecnologia Ambiental, Biossólidos e Fertilidade dos Solos, Microbiologia Ambiental e Auditoria Ambiental.

Possui experiência na área de Gestão Ambiental, desenvolvendo projetos e pesquisa relacionados a Bioindicadores de genotoxicidade no monitoramento de avaliações de impacto ambiental. A seguir uma breve descrição das linhas de pesquisa desenvolvida pela professora:

Agentes químicos que provocam alterações nos ácidos nucleicos são classificadas como genotóxicas. Efeitos genotóxicos incluem alterações na estrutura e função do DNA, quebras das fitas da molécula de DNA, modificações nas bases e mutações de ponto. Esses efeitos podem correr nos tecidos somáticos e se manifestar a nível celular da organização biológica podendo ter como consequência a carcinogênese. Os efeitos podem atingir células reprodutoras e, neste caso, as mudanças produzidas podem provocar infertilidade do indivíduo afetado ou serem transmitidas aos descendentes, comprometendo as futuras gerações.

Espécies vegetais, como Allium cepa e Tradescantia sp. são sensíveis aos poluentes ambientais e podem ser utilizadas na avaliação da qualidade do ar, da água e do solo. As análises citogenéticas mostraram alterações no desenvolvimento celular e anormalidades cromossômicas decorrentes do contato com estes resíduos químicos poluentes. Sendo portanto, possível estimar os níveis mínimos de tolerância citotóxicos e/ou genotóxicos por meio de bioensaios.

Esta linha de pesquisa, no curso de Engenharia Ambiental tem trabalhado em conjunto com a linha de análise ambiental e logística aplicados a estudos ambientais. A partir de imagens orbitais de alta resolução são identificadas possíveis relações entre o uso e ocupação das áreas urbanas com os resultados das avaliações de genotoxicidade encontradas nos bioensaios realizados nestas áreas.

Os resultados obtidos podem auxiliar o monitoramento de áreas e/ou atividades potencialmente poluidoras ambientais.

 

PALAVRAS-CHAVE: Anormalidades cromossômicas, Conscientização popular, Saúde ambiental. Analise de proximidade.

Espécies vegetais/bioindicadores ambientais

Trabalhos recentes publicados

Possui vários artigos publicados em periódicos renomados, além de outros trabalhos. Como exemplo de alguns artigos publicados, podem ser acessados através do site: http://www.funpecrp.com.br/gmr/year2012/vol11-4/pdf/gmr2057.pdf; http://www.funpecrp.com.br/gmr/year2010/vol9-4/pdf/gmr924.pdf.

Para mais informações e visualizações dos trabalhos publicados da Professora Viviane, acessar o currículo lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4291505J2.

 

Waldir Nagel Schirmer

Professor graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado e Doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Santa Catarina, Pós-Doutorado em Engenharia Civil (Geotecnia Ambiental) pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutorado em Poluição Atmosférica pela Ecole Nationale Supérieure des Techniques Industrielles et des Mines d’Alès (Alès, França). Atua como professor associado do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, campus Irati, ministrando as disciplinas de Poluição Ambiental, Monitoramento Ambiental e Ventilação Industrial.

Possui experiência na área de Saneamento ambiental, gestão de efluentes atmosféricos industriais, bioenergia (biogás/biocombustíveis), aproveitamento e mitigação de biogás em aterros sanitários, aproveitamento energético de resíduos industriais, compostos orgânicos voláteis (COV) e odores Orienta em atividades de pesquisa nos seguintes temas: Emissões gasosas de biocombustíveis em motores do Ciclo Diesel e Ciclo Otto; Oxidação passiva de metano em camadas de cobertura de aterro sanitário; aproveitamento de biogás em aterros sanitários municipais; compostos orgânicos voláteis (COV) o odorantes; gestão de odores, tratamento de efluentes domésticos por zona de raízes (“wetlands”) em pequenas comunidades e poluição atmosférica.

Possui vários artigos publicados em periódicos renomados, capítulos de livros além de outros trabalhos. Como exemplo de alguns artigos publicados, podem ser acessados através do site: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11356-016-7509-0; https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/580.

Para mais informações e visualizações dos trabalhos publicados do Professor Waldir, acessar o currículo lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773397J9.