Fernando Basquiroto de Souza é engenheiro ambiental formado em 2011, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC e possui Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3997130246510280

• O que lhe motivou a fazer o curso de Engenharia Ambiental?

Sempre tive afinidade com as ciências exatas, por isso decidi fazer engenharia ambiental, também em função da abrangência do seu currículo.

• Ao se formar, houve dificuldade em conseguir um emprego? Qual (is)?

Sim, sempre há quando você é recém-graduado. Falta de experiência, pois o curso era no período matutino e eram poucas as empresas que empregavam estagiários por meio período.

• Onde trabalha atualmente e quais atividades desenvolve em seu emprego?

Parque científico e tecnológico. Projetos de recuperação de áreas degradadas e geoprocessamento. Também escrevo para o Blog 2 Engenheiros.

• Qual sua área de atuação?

Geoprocessamento e modelagem ambiental.

• Quais foram as maiores dificuldades encontradas no mercado de trabalho?

Visão das empresas que os engenheiros ambientais são ambientalistas, fazendo com que elas prefiram contratar outros profissionais para o seu setor de meio ambiente.

• Como é o dia a dia em seu emprego? A remuneração é tão boa como dizem?

Trabalhos de campo e elaboração de relatórios no escritório, aliados a pesquisas constantes sobre a legislação e técnicas.

A remuneração não é tão boa quanto dizem.

• Quais os prós e contras da profissão?

Prós: Percepção aguçada dos sistemas ambientais.

Contras: Empresas pensam que você é um eco-chato.

• Quando você se formou você já se sentia preparado para o mercado de trabalho?

Alguns tópicos tive que estudar novamente, mas tive que contar com a ajuda de outros funcionários para aprender a parte prática.

• Quais eram suas expectativas com a profissão antes de iniciar no mercado de trabalho? Quais não foram satisfeitas?

Trabalhar com auditorias e perícias ambientais. Não me tornei um auditor, mas sei que nossa carreira vai se moldando conforme avançamos.

• O que você considera como pré-requisito a um engenheiro ambiental?

Capacidade de solucionar problemas (eco-chatos apontam problemas, engenheiros ambientais solucionam eles).

• Qual recado você gostaria de deixar para os alunos que ainda estão cursando engenharia ambiental?

Se especializem, pois a área de meio ambiente é bastante ampla.