Luiz Henrique Rosa da Silva é engenheiro ambiental formado em 2011, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8581327279764591

•  O que lhe motivou a fazer o curso de Engenharia Ambiental?

A maior motivação em fazer engenharia ambiental foi a afinidade com meio ambiente.

• Ao se formar, houve dificuldade em conseguir um emprego? Qual (is)?

Tive a oportunidade de após o estágio continuar como analista ambiental dentro da carbonífera onde fazia estágio.

• Onde trabalha atualmente e quais atividades desenvolve em seu emprego?

Atualmente tenho uma empresa de projetos e consultoria ambiental a Atta engenharia (atta.eng.br), uma startup que desenvolve soluções de tecnologia da informação para a engenharia ambiental a e-licencie (e-licencie.com.br) e sou projetos de geoprocessamento dentro da SATC – Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina.

• Como é o dia a dia do engenheiro ambiental? A remuneração é tão boa como dizem?

Existem muitas oportunidades dentro do meio ambiente possibilitando boas chances de empreender. Bons cargos com bons salários na engenharia ambiental é uma possibilidade, mas não é a única.

• A Engenharia Ambiental é relativamente nova no mercado de trabalho brasileiro e também, dentre as demais engenharias, a que mais tem potencial de crescimento. O que você acha que está faltando para que este fato seja concretizado?

Existe muitos fatores, mas gostaria de pontuar um que pode ser respondido pelos leitores.Conhecem as associações de engenharia ambiental de sua região? Tem conhecimento das atividades que elas estão executando? Já se dispôs a ajudar ou participar dessas associações? Essas associações são decisivas para obtenção de mais atribuições perante o CREA e posicionamentos dos profissionais.

• Saber ler, escrever e falar outro idioma é para você um diferencial necessário? Isso já proporcionou algum benefício para você em sua profissão?

Não!

•  Dentre as atividades exercidas por você atualmente, o que te motiva mais? O que considera desmotivador?

Poder criar algo novo e relevante para a sociedade.

• O que você, como Engenheiro Ambiental, considera como diferencial a um novo profissional dessa área?

Empreender e participar das associações de classes.

• Qual recado você gostaria de deixar aos futuros Engenheiros Ambientais?

Se tiver uma ideia fale com seus amigos e coloque essa ideia em prática.