Adaptado por: Leatrice Talita Rodrigues

Em setembro/2017 ocorreu na UNICENTRO, campus Irati-PR a V Semana de Estudos Ambientais e Florestais, e um dos palestrantes comentou sobre as construções sustentáveis com certificação LEED. Aqui trouxemos um pequeno apanhado desse assunto para você que se interessou sobre o assunto ou para conhecer essa nova modalidade de construção que está crescendo pelo mundo. Boa leitura.

Construção sustentável e certificação LEED

A construção sustentável, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, é um conjunto de medidas adotadas em todas as etapas da obra que visam a sustentabilidade da edificação, que visam a minimização dos impactos sobre o meio ambiente e a economia dos recursos naturais além de melhorar a qualidade de vida dos seus ocupantes.

Já a certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design – é um sistema internacional para certificação ambiental de edificações desenvolvido em 1998 com o intuito de transformar a indústria da construção civil mais sustentável (LEED, 2014).

O Brasil ocupa a 4ª posição mundial em construção sustentável com certificação LEED, ficando atrás dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos. Aqui, já são 1.226 projetos registrados, sendo 404 deles já certificados (EXAME, 2017).

Os benefícios da certificação LEED vão desde econômicas, sociais e ambientais e para conseguir esta certificação as construções são avaliadas em sete critérios em que pré-requisitos devem ser atendidos para definir qual o nível de certificação que a obra receberá. Dependendo da pontuação alcançada, a certificação pode ser prata, ouro ou platina, sendo esta a de maior nível (LEED, 2014). Outros critérios são avaliados para a certificação LEED como espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, inovação e processos e créditos de prioridade regional. (LEED, 2014).

Para a Copa do Mundo de 2014, ocorrida no Brasil, os estádios construídos ou reformados passaram pela certificação LEED, sendo que dos 12 estádios, 07 receberam a certificação e o único a receber o Selo Platinum foi o Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte-MG (OLIVEIRA et al., 2014).

A seguir alguns exemplos deste tipo de construção.

-Eldorado Business Tower: Localizado em São Paulo, foi o primeiro prédio da América Latina a receber o LEED® C&S – Platinum, mais alto nível de certificação.

Fonte: eCycle, 2017.

-EE. Escola Ilha da Juventude: Escola pública, localizada na Vila Brasilândia, periferia de São Paulo. Com arquitetura inteligente a fim de usar com mais eficiência a luz da rua e o calor, utiliza menos energia, além de promover soluções eficazes para acústica e ruídos. Ela ganhou o certificado de Alta Qualidade Ambiental (AQUA) da Fundação Carlos Alberto Vanzoline.

Fonte: eCycle, 2017.

-Casas de bambu da Indonésia: O bambu é um material leve e resistente, e, quando bem utilizado, pode ser muito útil. Na Indonésia, a H & P arquitetos criou um ótimo projeto de casas que podem facilmente resistir às enchentes tão comuns a este país. As casas de bambu, de baixo custo e sustentáveis, escaparão da destruição flutuando sobre a água. A estrutura utiliza amarras, âncoras e conexões sólidas, tornando a casa forte para flutuar.

Fonte: eCycle, 2017.

-Arena Castelão: Primeira arena sustentável no mundo, o estádio de Fortaleza ganhou a certificação LEED de construção sustentável por uso racional de água, energia, qualidade ambiental interna, baixo impacto ambiental e estímulo a inovações.

Referências:

eCYCLE. Conheça tudo sobre construção sustentável. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/42-eco-design/2062-conheca-tudo-sobre-construcao-sustentavel.html>. Acesso em: 02 nov. 2017.

EXAME. Conheça 10 edifícios sustentáveis do Brasil. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/brasil/conheca-10-edificios-sustentaveis-do-brasil/>. Acesso em: 02 nov. 2017.

LEED, Certificação Internacional. Certificação LEED. Disponível em: <http://www.gbcbrasil.org.br/?p=certificacao>. Acesso em 02 nov. 2017.

OLIVEIRA, L. M.; SOUZA, M. T. S.; GALVÃO, R. A.; AQUINO, T. A. C. A. A certificação LEED em estádios brasileiros: o legado da Copa do Mundo 2014. In: ENGEMA: Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.engema.org.br/XVIENGEMA/143.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2017.