Adaptado por: Jéssica Chiafitela

 

Estes termos são utilizados nos dias de hoje, principalmente com as ideias sustentáveis no objetivo da diminuição de matéria-prima utilizada. Mas, o que ocorre com frequência é a confusão entre os termos, são semelhantes mas de significados diferentes.

A reciclagem significa transformação de um resíduo em algo novo, ou seja, este material “resíduo” passa por um reprocessamento, a fim de receber novas características ou função, no ART 3º da Lei 12.305 inciso XIV “reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos …” (PNRS), utilizando desse contexto, um exemplo prático usado no dia a dia são os papéis recicláveis.

Fonte: CulturaMix

 

A reutilização de acordo com o ART 3º da Lei 12.305 incio XVIII “reutilizar: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química …” (PNRS), ou seja, é dar uma nova utilidade aquilo que não se usa mais, até mesmo alguns materiais que seriam descartados são reutilizados. Esta atitude visa reduzir o desperdício e prolongar a vida útil desse material, como exemplo, o vaso de flor com garrafa de vidro.


Fonte: SetorReciclagem

 

Além de ajudar o meio ambiente livrando-o de um material que levaria anos para se decompor, e deixando os aterros com menos resíduos, junto com a minimização do uso de matéria prima a reciclagem e a reutilização, geram empregos nas cooperativas e uma fonte de renda para artesãos.

 

 

Referência Bibliográfica

BRASIL: Politica Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em:  <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 18 out. 2017.

CULTURAMIX. Diferença entre reuso de materiais e reciclagem. Disponível em:<http://meioambiente.culturamix.com/lixo/diferenca-entre-reuso-de-materiais-e-reciclagem>. Acesso em: 19 out. 2017.

CAGNA, Thiago (Ed.). Veja diferentes formas de reutilizar o que antes ia para o lixo – parte II. Disponível em: <https://ecohospedagem.com/veja-diferentes-formas-de-reutilizar-o-que-antes-ia-para-o-lixo-parte-ii/>. Acesso em: 18 out. 2017

LUIZ, Nani Everton. Reciclagem de papel. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_papel.htm>. Acesso em: 18 out. 2017

RICCHINI, Ricardo. Reciclar deve vir por ultimo. Disponível em: <http://www.setorreciclagem.com.br/3rs/reciclar-deve-vir-por-ultimo/>. Acesso em: 18 out. 2017.