APRESENTAÇÃO

O seminário reuniu profissionais de História nos seus mais variados níveis (professores de Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada, estudantes de graduação em História e áreas correlatas, historiadores e historiadoras, docentes de ensino superior e pesquisadores), para tratar do estado da arte e das concepções teórico-metodológicas e temáticas a respeito do Brasil em sua pluralidade. O projeto previa a oferta de minicursos, conferências, atividades culturais e simpósios temáticos que agremiariam comunicações de pesquisa. Todas essas modalidades tiveram atividades aceitas após a submissão, apreciação e aprovação da Comissão Científica do evento. O evento foi desenhado para propor leituras históricas que tratassem não só de pesquisas de caráter local e regional, mas também do papel e das experiências de ensino, pesquisa e extensão de outras instituições interessadas em participar do seminário. Os objetivos foram reunir, discutir e intercambiar estudos na área de História por meio da realização de seminário com a participação de pesquisadores(as) do Brasil, e de público assistente geral, publicizar experiências e debates técnico-científicos entre profissionais de ensino superior e pesquisa (docentes, pesquisadores, estudantes de pós-graduação) na área de História; fortalecer a pesquisa, o ensino e a extensão na área de História dentro da instituição, nos curso de graduação, na linha de pesquisa, bem como no programa de pós-graduação em História, da UNICENTRO; fomentar a produção de trabalhos científicos na área, e estimular a formação de recursos humanos na área de História. O total de participantes, como apresentadores, ouvintes, conferencistas e professores da rede pública chegou a 413 pessoas, de diversas regiões do Brasil.

A comissão organizadora

VOLTAR AOS ANAIS DO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA