Aleurites moluccana (L.) Willd. Nóz-da-índia

Foto 1 – Detalhe das folhas e ramos da espécie.Foto 2 – Detalhe da espécie com frutos verdes.Nóz-da-india-1

Foto 3– Detalhe folhas e frutosFoto 3 – Detalhe do fruto verde e semente.Nóz-da-índia-2

Foto 4 – Detalhe do troco

Família: Euphorbiaceae.

Nome científico: Aleurites moluccana (L.) Willd.

Nomes populares: noz-da-índia

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE

Árvore originária da Asia Tropical, Índia,e Malásia, Indonésia, Ilhas Moluscos. Sua altura atinge até 20 m.

Folhas: simples alternas.

Flores: pequenas de cor brancas com cinco pétalas.

Frutos: glóbulos achatados.

Utilização: arborização urbana, as amêndoas são ricas em óleos usados na fabricação de vernizes, sabão,, velas, combustíveis e lubrificantes, e tanino usado em curtumes.

Polinização: abelhas.

Dispersão: zoocórica.

Medicinal: planta tóxica quando ingerida pode causar náuseas, vômitos, cólicas e diarreia. Suas folhas tem propriedades fitoterápica e anti-inflamatória. Sua casca é usada na medicina popular para tratamento de feridas e tumores. A semente é usada para emagrecer, mas deve ser prescrita por Médicos ou profissionais da área de saúde.

Bibliografia consultada

LORENZI, H. Árvores exóticas no Brasil: madeireiras, ornamentais e aromática. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2003.368 p.

66 ideias sobre “Aleurites moluccana (L.) Willd. Nóz-da-índia

  1. GOSTARIA DE SABER SE AQUI NO BRASIL TEM ESTA ESPÉCIE, EM QUAL CLIMA ELA SE ADAPTA MELHOR, E SE TEM, GOSTARIA DE ADQUIRIR UMA MUDA, POIS ACHO ESTA ARVORE UM SHOU.
    AGUARDO UMA RESPOSTA.

  2. Tenho uma árvore de noz da índia no meu sitio plantada mais de 10 anos e faz uns 4 anos que começou a dar frutos e com isso apareceram as mudas que replantei e até doei para sitios vizinhos. Nunca nós da familia consumimos os frutos. Agora estamos querendo saber como retirar o fruto da casca já que é muito duro. Existe algum procedimento especial para isso? Nosso sitio fica em Arealva -SP.Agradeço a atenção.

  3. BOM DIA,GOSTARIA DE SABER SE QUEM UTILIZA A SEMENTE DA ÍNDIA FAZ ALGUM MAL PARA A SAÚDE PORQUE TOMO PARA EMAGRECER E JÁ EMAGRECE 22 QUILOS E CONTINUO TOMANDO JÁ FAZ 1 ANO E 5 MESES.FAVOR MIM ENFORMAR OS EFEITOS QUE PODEM CALÇAR COM O TEMPO.

    • Alice antes de tomar qualquer remédio deve consultar um médico somente um profissional a área de saúde pode recomendar dosagens como tomar e o período.
      Herbário Online

    • Bom dia Eliane nós temos só fotos no Herbário Online Destinado a estudos dos alunos. Deve conseguir em algum viveiro obrigado pela visita.
      Herbário OnLine Gerson Luiz Lopes

  4. Bom dia sr. Gerson Luiz Lopes com muita paz e prosperidade, moro em Campinas SP, quero saber se em seu viveiro tem muda de : CHÁ DE BUGRE, CAFÉ DE BUGRE ETC…, ELE É CONHECIDO por outros nomes populares. Caso tenha por gentileza pode me vender uma? irei de imediato buscar , moro perto do CLUBE SANTA CLARA Campinas SP. Obrigado. Gino Bondi.’.

  5. Pingback: NOZ da ÍNDIA Emagrece Mesmo? Perco Peso?

    • Deve-se procurar um médico somente um especialista na área pode indicar o tratamento: Medicinal: Planta tóxica quando ingerida pode causar náuseas, vômitos, clicas e diarreia. Suas folhas tem propriedades fitoterápica e anti-inflamatória. Sua casca é usada na medicina popular para tratamento de feridas e tumores. A semente é usada para emagrecer, mas deve ser prescrita por Médicos ou profissionais da área de saúde.
      Gerson Luiz Lopes

  6. Olá Gerson boa tarde.
    Sou aluno do curso de farmácia e estou realizando um estudo fitoquímico do fruto da aleurites moluccana (noz da Índia) devido a vários efeitos adversos causado com seu indiscriminado para emagrecimento. Você tem conhecimento de algum estudo nesta área.

    Gostarias de alguns frutos para análise é possível ??

    Atenciosamente
    Levi Rodrigues

    • Levi Rodrigues infelizmente não é minha área só temos no site que tomando chá emagrece mas não sabemos nada parabéns pelos seus estudos pode contar com o site todo dia tem gente pedindo sementes e tomando de forma indiscriminada e estão vendendo sementes que não é da Nóz-da-Índia abraço.
      Gerson Luiz Lopes

        • Levi Rodrigues tirei a foto da semente em Rolândia não tenho amostra de sementes o herbário online trabalha com fotos tenta ver se consegue em alguma casa de plantas medicinais. mas veja a foto da semente em nossa página.
          Gerson Luiz Lopes

    • Levi,
      Estava em uma feira de produtos naturais e inadivertidamente experimentei o noz da india. Mastiguei e ingeri 3 sementes. Tive reações horríveis. Isso foi domingo (09/07) por volta de meio dia. Quando cheguei em casa almocei e comecei a sentir-me mal. Evacuei e vomitei muito. Fui direito para o hospital. Fui informado que as substancias toxicas das sementes (saponinas e forbol) não tem antídotos. A única solução seria tratar dos sintomas. Recebi soro e fui liberado para continuar o tratamento em casa. Falei com um gastroenterologista que me recomendou uma dieta. Hoje é dia 12/07 (terça-feira). E ainda estou sentindo os efeitos. Parei de vomitar porque tomei remédios, mas ainda estou com diarreia e uma fraqueza. Gostaria de saber se nos seus estudos tem mais informações sobre sequelas e um tratamento mais específico. Agradeceria suas informações. JOSE MAURICIO DE LIMA e-mail: josemauriciolima@yahoo.com.br

  7. Boa tarde. Gostaria de saber se tem como me arruma uma muda da planta, ou frutos. Para fazer a minha pesquisa sobre os compostos metabólicos da Aleurites moluccana (L.) Willd. O grande e milagroso Nozes-da-índia. Aguardo resposta

  8. Infelizmente ha muita falsa informação! A Aleurites moluccana não é a noz da índia usada como emagrecedor! Pesquisei a fundo e posso provar!

    É uma pena que nessa matéria não tenha o fruto aberto! Basta abrir um e comparar com a “Noz da Índia” vendido para esse fim!

    É uma pena!

    • Neiva Alves Rocha realmente a semente da Noz da Índia é diferente menor mas infelizmente vende qualquer tipo de semente por Noz da Índia, e causa sérios consequências meu site recomenda (Medicinal: planta tóxica quando ingerida pode causar náuseas, vômitos, cólicas e diarreia. Suas folhas tem propriedades fitoterápica e anti-inflamatória. Sua casca é usada na medicina popular para tratamento de feridas e tumores. A semente é usada para emagrecer, mas deve ser prescrita por Médicos ou profissionais da área de saúde.). Gerson Luiz Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *