Erythrina crista-galli L. Corticeira-do-banhado, corticeira

Corticeira 01

Foto 1 – Detalhe das flores e folhasCorticeira 02

Foto 2 – Detalhe das flores e folhas.Corticeira 05

Foto 3– Detalhe das folhas e flores2-Chlorostilbon-lucidus-Schaw1812

Foto 4- Besourinho-de-bico-vermelho. Chlorostilbon lucidus (Shaw,1812). Consumidor de néctar da espécie.Foto 4 – Tronco tortuoso com espessa casca suberosa, amarela com acúleos raros ou ausentes.Foto 5 – Copa arredondada com galhos tortos.

Família: Fabaceae (Leguminosae) Subfamília Papilionoideae.

Nome científico: Erythrina crista-galli L.

Nomes  populares: Mulungu-crista-de-galo (NRC), corticeira, corticeira-do-banhado

Nomes populares em outros países: Argentina, Paraguai e Uruguai ceibo.

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE:

Árvore decídua, monoica, pioneira (MUNIZ et al., 2003a) a secundária inicial (Durigan; NOGUEIRA,1990). encontrada em terrenos úmidos e banhados.Sua altura atinge em média a até 15 m e seu diâmetro 60 cm.

Folhas: compostas por três folíolos elípticos a ovalados, com acúleos. As folhas  tem pecíolos longos, delgados glabros e com presença de acúleos, medem de 4 cm a 9 cm de comprimento, com raque aculeada.

Flores: hermafroditas, grandes e vistosas,de cor alaranjada a rosa claro.

Fruto: legume castanho escuro, mede até 30 cm de comprimento com até 13 sementes.

Floração: Setembro/Dezembro.

Frutificação: Março/Abril.

Sistema sexual: espécie monoica.

Reprodução: apenas 6% das flores formam senentes (GALLETO et al, 2000).

Polinização: abelhas,vários insetos e beija-flores (KUHLMANN;KUHN,1947; GALLETO et al., 2000).

Dispersão: autocórica do tipo barocórica, (por gravidade) e hidrocórica (pela água)

Ocorrência: Floresta Estacional Decidual, Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista, de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul.

Apícola: as flores da corticeira do banhado são melíferas.

Paisagístico: árvore ornamental em cachos de flores róseas, em forma de bico de pato.

Utilização: madeira leve usada na construção, boias de pescar, canoas, jangadas.

Medicinal:Usada na medicina popular, sua casca é adstringente em banhos de assento e em banhos de vapor, no combate ás dores nos ossos (LOPES et al., 1987). O decoto da casca é usado para acalmar o sistema nervoso (BALBACH,1992). Também usado em forma de compressa em cortes e contusões. Usado para controlar a pressão arterial e como purgativo nos casos de prisão de ventre (KÖRBS,1995).

Recomenda-se precaução para o uso da planta para fins medicinais, devido as suas propriedades tóxicas (Correia,1926)

AS PLANTAS AQUI REFERIDAS SÓ DEVEM SER UTILIZADAS COM ORIENTAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE!

Referências Bibliográficas

CARVALHO, P.E.R. Espécies arbóreas brasileiras. Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, vol. 2. Brasília, DF: Embrapa informações Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2006.627 p.

Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Registro Nacional de Cultivares RNC. Disponível em: http://extranet.agricultura.gov.br/php/proton/cultivarweb/cultivares_registradas.php. Acesso em: 24/10/2011.

19 pensou em “Erythrina crista-galli L. Corticeira-do-banhado, corticeira

  1. Tenho em minha casa, Uma corticeira do Banhado, com 8 a 9 anos, ainda não consegui sementes.
    Esta Arvore, foi plantada de sementes que eu consegui na Rua Barão do Bananal,na
    Pompéia. conmsegui várias mudas que distribui para várias Regiões:como Atibaia,
    No Litoral em varios Lugares Onde Floreceu melhor foi em Uberaba, próximo a
    Reservatório de Agua. Preciso conseguir mais sementes, pois observei que com esta arvore em minha casa na Freg. do Ó em São Paulo – Capital, Tivemos um aumento de Passaros e principalmente Beija-Flor.

        • Gerson, muito interessante e importante o teu site e o teu trabalho. Eu gosto muito de corticeiras do banhado. Elas são consideradas árvores símbolo da Argentina e também do Uruguai. Eu sou gaúcho e no Rio Grande do Sul ela realmente é muito forte nas regiões de alagado. Eu já colhi sementes e plantei-a na casa dos meus pais uma corticeira lindíssima. Ela era visitada diariamente por um beija-flor mesmo no período sem floração. Ele ia uma vez por dia certificar-se de que estava tudo bem! Quem quer beija-flores em casa plante corticeiras do banhado!

          • Breno obrigado pelo elogio e acesso realmente é uma planta linda, tenho no site a corticeira do seco também é linda. Gerson Luiz Lopes

  2. Gostaria de pedir uma ajuda a vocês. Após as intensas chuvas do mês de outubro as folhas da minha muda que estavam num vaso acabaram tendo pintinhas e secando também apareceram umas queimaduras nos ramos e 9 caule esta ficando seco. O que pode estar acontecendo com elas? Tem algo que eu possa fazer para salva-las?

  3. Bom dia Pessoal!!

    Moro em Capelinha-MG, localizada área 1000 metros de altitude, e tenho um pé da MARAVILHOSA “Erythrina crista-galli” plantada aqui em casa, que vai fazer “3 anos” em DEZEMBRO de 2019; Ela foi plantada com sementes vindas diretamente da “ARGENTINA”, e cresceu SAUDÁVEL até 1,5 metro de altura, quando em NOVEMBRO de 2018 ela começou a “AMARELAR e a SECAR” as FOLHAS e depois os GALHOS, e desde então venho tentando descobrir a causa deste problema, mas NÃO ENCONTREI SOLUÇÃO NENHUMA sozinho e nem na Internet…
    POR GENTILEZA, ME AJUDEM A DESCOBRIR A CAUSA E UMA SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA, pois a minha CORTICEIRA ESTÁ MORRENDO…

    Desde já, AGRADEÇO A ATENÇÃO DISPENSADA…

    OBRIGADO…

  4. muito interessante seu trabalho, estou estudando essa planta , sou pesquisador em naturopatia, sou medico ligado a uma universidade da Califórnia, tenho projeto em saúde publica em andamento na PICS no Brasil onde a fitoterapia poderia predominar em tratamentos baratos se houvessem mais incentivos e trabalhos na área. Tem alguns chás no mercado com essa planta como um dos compostos mas nao oferecem nenhuma segurança, nem de fabricação e nem de estudos prévios , gostaria muito de manter contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *