Acianthera sonderana (Rchb. f.) Pridgeon & M.W. Chase Orquídea

Foto 1 – Detalhe da espécie com flores.Foto 2 – Detalhe da espécie com flores.Orchidea

Foto 3– Detalhe da espécie

Família: Orchidaceae.

Nome científico: Acianthera sonderana (Rchb. f.) Pridgeon & M.W. Chase

Sinonímo- Pleurothallis sonderiana Rchb. F.

Nome popular: orquídea

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE

Descrição diagnóstica: é uma espécie que inclui exemplares pequenos, com lâminas foliares lineares lanceoladas atingindo até 2 cm de comprimento. O pecíolo de sua inflorescência parte do rizoma e suas flores amarelas se abrem exatamente logo acima das suas lâminas foliares. Epífita

Ocorrência: Floresta Ombrófila Mista.

Bibliografia consultada

MUSSIO, C.F.; RUIZ, E.C.Z.; SANTOS-GONÇALVES, A.P.  Levantamento preliminar das Orchidaceae no Parque Municipal São Francisco da Esperança, Guarapuava, PR. Anais do XVIII EAIC, 30 de setembro a 2 de outubro de 2009.

HEFLER, S.M.; FAUSTIONI, P. Levantamento florístico de epífitos vasculares do Bosque São Cristovão, Curitiba, Paraná, Brasil. Revista Estudos de Biologia, v.26, n.54, p. 11-19, Jan./Mar. 2004.

 

3 pensou em “Acianthera sonderana (Rchb. f.) Pridgeon & M.W. Chase Orquídea

    • compre uma mudinha desta orquidea ela veio tao pequena, e em uma trelicinha de madeira com musgo, mas agora ela nao cresce ne aumenta as raizes porque? tenho que muda-la?

      • Boa tarde Angela,

        essa é uma espécie típica da Floresta Ombrófila Mista Montana e seu crescimento geralmente é lento. Eu tenho uma em minha casa de ocorrência natural, desde que a observo (há uns cinco anos) seu tamanho não mudou muito, porém seu florescimento é vigoroso e ocorre todo ano! Caso você a tenha adquirido recentemente, ela pode ainda estar se adaptando ao novo ambiente; caso contrário, tente mudá-la de local para ver como ela irá responder. No seu ambiente natural ela fica sobre os galhos das árvores com o objetivo de alcançar maior luminosidade, ou seja, em um ambiente sombreado mas com muita luminosidade.

        Qualquer dúvida entre em contato por este e-mail: mussio.flora@gmail.com

        Espero tê-la ajudada,

        Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *