Phytolacca dioica L. Cebolão, umbuzeiro

Foto 1 – Detalhe das folhas frente e verso com frutos verdes.Foto 2 –  Detalhe as flores masculinas são brancas e as flores femininas de cor verde.Foto 3 – Frutos verdes é uma baga arredondada de cor amarela sucosa.1-rola-1

Foto 4– Pomba-da-asa-branca Patagioenas picazuro (Temminck,1813). Consumidora de frutos e dispersora de sementes da espécie.Foto 5 – Tronco gigante, casca externa ou ritidoma é semi-áspera, cinzenta-clara.

Foto 6 –  Vista geral da espécie.

Família: Phytolaccaceae.

Nome científico: Phytolacca dioica L.

Sinonímia botânica: Phytolacca populifolia salisb,(1796)

Nomes populares: Bela-sombra (RNC), cebolão, umbuzeiro, embu,ceboleiro.

Nomes em outros países: Argentina, ombú; na Espanha, bellasombra; no Paraguai, yuyra yuypy. guasu; no Uruguai, ombu.

Origem do nome  da espécie: Phytolacca  tem origem grega phytón planta e italiano lacca (verniz ou goma-laca) dioica origina do grego dis (dois) e óikos, que significa “casa” (SANTOS; FLASTER,1967)

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE.

Árvore decidual, espécie pioneira. Sua altura atinge até 25 m e seu diâmetro 130 cm.

Folhas: simples, alternas, elípticas e coriáceas, medem até 30 cm de comprimento e até 8 cm de largura. Com pecíolo longo e avermelhado.

Flores: hermafroditas, brancas, com cinco sépalas e sem pétalas, flores masculinas são brancas, e femininas verdes.

Frutos: baga arredondada , de cor amarela.

Floração: Agosto/Outubro.

Frutificação: Novembro/Fevereiro.

Sistema sexual: dioica (LOPEZ et al., 1987).

Polinização: abelhas e diversos insetos.

Dispersão: zoocórica (MIKICH; 2001). Segundo (FRISCH E FRISCH 2005), A espécie atrai pombas e juritis e diversos pássaros.

Ocorrência: Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Ombrófila Densa, de São Paulo ao Rio Grande do Sul.

Apícola: espécie muito visitada por abelhas e insetos.

Paisagístico: usada em paisagismo em bosque e parques, possui raízes superficiais, não é indicado plantar próximo de construções.

Utilização: a polpa do fruto é aproveitada em sucos e doces (FRANCO; FONTANA, 1998).

Medicinal: Na medicina popular, são usadas a casca as raízes as folhas e os frutos. O cozimento da casca é usado para lavar os olhos em afecções da córnea. O chá das folhas provoca vômitos e tem efeito purgativo (MAIXNER; FERREIRA, 1976). Em doses fracas combate o reumatismo (FRANCO; FONTANA, 1998).

Na região da campanha, RS, uma mistura de cinza com do cebolão com sal é administrada ao gado para combater bernes e carrapatos (FRANCO;FONTANA, 1998).

Recomenda-se precaução para o uso da planta para fins medicinais, devido as suas propriedades tóxicas (Correia,1926)

AS PLANTAS AQUI REFERIDAS SÓ DEVEM SER UTILIZADAS COM ORIENTAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE!

O gênero Phytollacca (torun.) contém aproximadamente 35 espécies tropicais e subtropicais ,dispersas pela America, Ásia Oriental,Himalaia e Ásia Menor . Dessas espécies três ocorrem no Brasil das quais uma no Norte e duas alcançando o Sul do Brasil ( HATSCHBACH; GUIMMARÃES,1973)

Bibliografia consultada

CARVALHO, P.E.R. Espécies arbóreas brasileiras. Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, vol. 3. Brasília, DF; Colombo, PR; Embrapa Florestas 2008. 593 p.

CARVALHO, P.E.R; ZELAZOWSKI, W.H.;  LOPES, G.L. Comparação entre espécies florestais nativas e exóticas com “one-tree-plot” em Santa Helena, PR. Colombo: EMBRAPA-CNPF, 1996. 2 p. (EMBRAPA-CNPF. Pesquisa em Andamento, 20). Biblioteca(s): CPAF-AP (FL 05273 EMB).

Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Registro Nacional de Cultivares RNC. Disponível em: http://extranet.agricultura.gov.br/php/proton/cultivarweb/cultivares_registradas.php

Acesso: 23/10/2011.

5 pensou em “Phytolacca dioica L. Cebolão, umbuzeiro

    • o gênero Phytollacca (torun.) contém aproximadamente 35 espécies tropicais e subtropicais ,dispersas pela America, Ásia Oriental,Himalaia e Ásia Menor . Dessas espécies três ocorrem no Brasil das quais uma no Norte e duas alcançando o o Sul do Brasil ( HATSCHBACH; GUIMMARÃES,1973)

  1. Boa tarde. Temos um belíssimo umbu, de grande porte. Recentemente começou a perder as folhas e agora a base do tronco e as raízes estão apodrecendo. Não encontro informações sobre doenças que atacam o umbu. Poderia ajudar?
    Grato

  2. Boa tarde!
    Possuo uma propriedade e tenho algumas árvores de Umbu, tenho interesse e fazer mudas para aumentar a população de plantas, como faço para obter mudas a partir das existente no campo.

    Att

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *