Centratherum punctatum Cass. Perpétua-roxa, botão-de-lapela

Foto 1 – Vista geral da espécie.

 

Família: Asteraceae.

Nome científico: Centratherum punctatum Cass.

Nomes populares: perpétua-roxa, botão-de-lapela

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE

Herbácea perene nativa, de flores roxas usada no paisagismo.

Bibliografia consultada

LORENZI, H. Plantas Ornamentais no Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras.  4. Ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.  1088 p.

8 pensou em “Centratherum punctatum Cass. Perpétua-roxa, botão-de-lapela

    • Sim! A planta tem muitas propriedades medicinais, inclusive há trabalho citando ela na região Amazônica com o nome de Contra-veneno, por ser eficiente contra veneno de cobras. Pesquisando por seu nome científico encontramos muito sobre ela, principalmente informações em inglês, mas também têm informações sobre suas propriedades em português. Colhi uma no mato a pouco mais de um mês e estou cultivando em vaso e parece outra planta, o caule antes era vermelho agora ficou verdinho, as folhas bem maiores e brilhantes e as flores lindas demais. Sim, e um perfume muito bom nas folhas. O nome do trabalho, que é possível encontrar na net, em pdf, que cita ela com o nome de ‘Contra-veneno’ é ‘Etnobotânica de plantas medicinais em comunidades ribeirinhas do município de Manacapuru, Amazonas, Brasil.

      • I C Viera , não tenho conhecimento das propriedades medicinais, tem que se tomar cuidado que tem muitas plantas parecidas com espinhos nas florse, obrigado pela visita e informação. Gerson Luiz Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *