Plantas medicinais.Schinus terebinthifolius Raddi Aroeira-vermelha

Família: Anacardiaceae

Nome científico: Schinus terebinthifolius Raddi

Nomes populares: aroeira-vermelha, aroeira-braba, aroeira-de-remédio

Uso medicinal

A todas as partes da espécie são medicinais sendo antitérmica, empregada na medicina doméstica (Matos,1982).  Para dores de dentes depois da infusão com bocejos.

A casca tem propriedades depurativas usada contra afecções uterinas em geral.Usada no tratamento de diarréias e nas hemoptises. O chá da casca é utilizado contra dor ciática, a gota, reumatismo e infecções bacterianas como edema do tipo erisipela (Rodrigues,1998).Também da casca cozida é usada para banhos contra edemas das pernas (Figueiredo,1978).

Os ramos são utilizados no tratamento de doenças respiratórias, bronquites e doenças das vias urinárias (Rodrigues,1996).

As folhas tem propriedades balsâmicas usadas na forma de infusão, banhos tônicos e loções no tratamento de úlceras, erupções e feridas (Sá et al.,1996).

Dos folíolos obtém-se substancias cicatrizantes, os frutos, tem propriedades diuréticas.

O cozimento das folhas com folhas de batatas é usado para gargarejos e afecções das cordas vocais (Franco,1997).

Curiosamente todas as partes dessa árvore possuem fins medicinais.

Recomenda-se precaução para o uso da planta para fins medicinais, devido as suas propriedades tóxicas (Correia,1926)

 

Bibliografia consultada

CARVALHO, P.E.R. Espécies Arbóreas Brasileiras. Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, vol. 1. Brasília: Embrapa Informações Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2003. 1.039p.

Clique aqui para ver as imagens.

4 pensou em “Plantas medicinais.Schinus terebinthifolius Raddi Aroeira-vermelha

  1. Gostaria de saber se a planta conhecida como “Pau-de-bugre ou bugreiro” é a arroeira?
    Tenho um familiar que está com lesões no corp (manchas e coceiras na pele), depois que fez limpeza no terreno, debaixo de arvores nativas, e avalia que teve contato com alguma planta chamada “bugreiro”, mas não conhece a árvore, e teme que poderá sofrer novamente contatos e consequentemente alergias, por não conhecer a referida planta/árvore.
    Poderiam me orientar neste caso, enviando foto da planta?
    Atenciosamente,
    Suely
    Tel: 041-996285119

    • Maria Suely Javorski da Cruz toda família ANARDIACEAE, são tóxicas, bugreiro,aroeira-branca,aroeira-vermelha, aroeira-salsa, só que algumas pessoas são alérgicas a uma delas e quem é alérgico deve tomar cuidado o que realmente é difícil porque o pólen é carregado pelo vento, Procure um médico dermatologista e veja em nosso site a família Anacardiaceae todas são tóxicas.

    • Bom dia !arroeira brava o negra (conhecida como bugre) causa reaçoes alergicas , para pessoas que sao sensiveis a toda familia anarcadiaceae, mesmo as outras aroeiras podem causar coçeiras e reaçoes alergicas. A aroeira conhecida como bugreiro , as folhas sao mais escuras e posuen manchas negras, ja aroeira vermenha é mais clara sem manchas escuras!

      • Eder toda família Anacardiaceae causa reações alérgicas, tenho todas no site e estão todas certas Plantas da Família Anacardiaceae FOM, entra nessa página do site e confira obrigado pelo acesso. Gerson Luiz Lopes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *