Allagoptera campestris (Mart.) Kuntze , camburí,burí.

1-Camburí-1

Foto 1- Detalhe da folha da espécie.2-Camburí-2

Foto 2– Vista geral da espécie.3-Cerdocyon thous Linnaeus, 1766.

Foto 3- Graxaim, Cerdocyon thous (Linnaeus, 1766). Consumidor e dispersor de sementes da espécie.

Família: Arecaceae

Nome científico: Allagoptera campestris (Mart.) Kuntze

Sinonímias: Diplothemium campestre Mart., Diplothemium campestre var. glazioui Dammer., Diplothemium campestre var. glaziovii Dammer..

Nomes populares: camburí, palmeirinha-do -campo.

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE:

Palmeira de folhas pequenas, típica de cerrados de campos abertos e arenosos, seu caule é subterrâneo com 5 cm de comprimento. Sua altura atinge até 1,0 metro e seu tronco até 25 cm comprimento.

Folhas: pinatipartidas, com até 88 cm comprimento, emergem na altura do solo de cores verde na face adaxial e prateadas na face abaxial com bainha não desenvolvida e pecíolo  com até 8 cm comprimento, com poucas escamas com  raque  de até 80 cm comprimento, com até 46 pares de  segmentos foliares , dispostas em dois planos, lanceolados e medianos.

Flores: flores sésseis, pistiladas e estaminadas na mesma inflorescência, estaminadas no ápice em forma de espiga de milho de cor amarela.

Fruto: obovoide, verde-amarelado quando maduro; mesocarpo carnoso, endocarpo duro, 1 semente, sua amêndoa é comestível de sabor agradável.

Floração: outubro-dezembro.

Frutificação: Janeiro-junho

Polinização: visitada por abelhas.

Dispersão: zoocórica, pelo graxaim Cerdocyon thous Linnaeus, 1766.

Ocorrência: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Região Centro-Oeste, Argentina, Paraguai.

Bibliografia consultada

CAXAMBÚ, M. G. et al. Palmeiras (Arecaceae) nativas no município de Campo Mourão, Paraná, Brasil Native palms (Arecaceae) of Campo Mourão municipality, Paraná, Brazil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Herbário HCF, Rodovia BR-369 km 0,5, C.P. 271, 87301-005, Campo Mourão, PR. Universidade Federal do Paraná, Campus Jardim Botânico, Av. Pref. Lothário Meissner 900, 80210-170, Curitiba, PR. 2015