Herbário Online Gerson Luiz Lopes

 O Herbário online Gerson Luiz Lopes é um antigo sonho, comecei a tirar as fotos em 2008, na Floresta Ombrófila Mista, Floresta Ombrófila Densa, Floresta Estacional Semidecidual nos Estados do Paraná e Santa Catarina, iniciando a elaboração do site em 2011 e finalmente em março de 2012 a primeira parte foi ao ar.

 O Herbário online Gerson Luiz Lopes, foi criado para ajudar pessoas das áreas florestais, Engenheiros Florestais e Ambientais, Biólogos, Técnicos Florestais e Ambientais na identificação de espécies florestais devido a grande dificuldade encontrada pelos alunos, nosso site procurou da melhor maneira mostrar as folhas frente e verso, flores, frutos e tronco, facilitando a identificação das espécies. Mas também não só os profissionais da área, mas leigos de que tenham interesse sobre o assunto.

Em breve estaremos postando espécies, da Floresta Ombrófila Densa, na seqüência, Floresta Estacional Semidecidual, Cerrado e Espécies Frutíferas e Exóticas de valor comercial.

Experiências profissionais:

 Gerson Luiz Lopes é natural de Irati Paraná. Em 1975 formou-se Técnico Florestal pelo colégio Florestal Presidente Costa e Silva em Irati Paraná.

 PRODEPEF / FAO/PNUD/IBDF/BRA-45. PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E PESQUISA FLORESTAL de 1976 a 1977. Irati-PR e Ibirama – SC

 COAMO Cooperativa Agropecuária Mourãoense de 1977 a 1987. Campo Mourão-PR.

 ITAIPU BINACIONAL de 1987 a 2000. Santa Helena-PR e Foz do Iguaçu-PR.

 UNICENTRO de 2006 A 2008. Irati-PR.

 CEDRO ASSESSORIA AMBIENTAL de 2008 a 2010. Rio dos Cedros – SC.

Atualmente trabalha na UNICENTRO, onde desenvolve trabalhos de Pesquisa Florestal No IBAMA em Irati-Pr, Inventários Florestais e atualmente o Site de Espécies Arbóreas nativas e exóticas.

Instalou 50 experimentos em convênio com a EMBRAPA FLORESTAL, UNIVERSIDADE DE ALBANY EUA, COAMO, somando mais de 400 espécies arbóreas.

Realizou o Inventário Florestal do Parque Nacional do Iguaçu com 185.000 Ha.

Participou do Inventário Florestal de Santa Catarina FURB, nos anos de 2004 e 2005.

Agradecimentos:

 Agradeço a minha família, esposa Margarida P. Lopes, minha filha Michelle Cristina Lopes e filho  Jeferson Lopes pela ajuda nesses 36 anos de trabalho dedicados ao Meio Ambiente.

 Agradeço ao meu professor, cunhado e grande amigo Dr. Paulo Ernani Ramalho Carvalho autor dos livros Espécies Arbóreas Brasileiras EMBRAPA, pelo apoio e colaboração no site.

 Agradeço ao Dr. Afonso Figueiredo Filho UNICENTRO, pela contratação e pela confiança depositada na elaboração do Site.

 E agradeço a toda equipe técnica do Herbário Online pela ajuda que prestaram e que estão prestando.

Gerson Luiz Lopes

 

Ecossistemas:

Floresta Ombrófila Mista

Floresta Ombrófila Densa  

Floresta Estacional Semidecidual

Exóticas e Frutíferas

Herbário Medicinal

 Em caso de links quebrados favor avisar via comentário, obrigado

Acesse nossa pagina no Facebook

44 ideias sobre “Herbário Online Gerson Luiz Lopes

  1. Parabéns, pela sua dedicação, sempre acreditei que seu conhecimento deveria ser dividido com outras pessoas, que se interessa por um mundo melhor.

  2. Prezado Gerson,
    Seu trabalho é uma nova referência para o setor florestal, em termos de reconhecimento e descrição de espécies arbóreas. Parabéns!

  3. Sou engenheiro florestal, no momento atuando em projetos do Depto. de Engenharia Florestal da Unicentro, em Irati, PR. Considero o trabalho excelente, especialmente porque muitas espécies de menor interesse silvicultural são pouco conhecidas e há poucos profissionais com habilidade para identificação no campo.

  4. Professor Laércio com o tempo de trabalho na UNICENTRO senti essa grande dificuldade dos alunos e da carência de profissionais na área. Por isso resolvi disponibilizar todas as fotos e repartir o meu conhecimento de 36 anos na área, espero com isso que possa ajudar a todas pessoas que trabalham ou defendem o meio ambiente.
    Gerson Luiz Lopes.

  5. Prezado Gerson

    Meus parabéns por seu Herbário Online. Sua dedicação, persistência e conhecimento de nossas espécies são dignos de louvor. O espírito de compartilhar seu valioso conhecimento com a comunidade florestal é muito nobre e engrandece o Curso de Engenharia Florestal da UNICENTRO.

  6. Grande professor e amigo o Herbário Online Gerson Luiz Lopes agradece por ter aceitado o convite de ser o visitante 20.000 com certeza estaremos trabalhando cada dia mais para fazer sempre o melhor. obrigado em nome da equipe.

  7. Oi Sr. Gerson!

    Achei que ainda ia dizer hoje cedo “boa viagem!” Mas vocês tinham acabado de sair. Espero que o retorno e a conexão de ônibus até Irati tenham funcionado à contento. Foi um grande prazer em cohecê-lo, saber do seu trabalho e poder acompanhar os registros das plantas na Bimini. Vou entrar em contato com o pessoal da Alemanha. Muito obrigado pela dica, além da caneta que vamos cuidar bem! Estarei visitando seu site e vou divulgar. Grande abraço! Daniel e Biminianos

  8. Ao Sr Daniel as fotos tiradas no encontro da visita da UNIVERSITÄT DE WÜRZBURG, em Rolândia-PR, Fazenda Bimimini e aos arboretos instalados com 300 espécies e idade de 12 anos, serão de valiosa colaboração para o HERBÁRIO ONLINE GERSON LUIZ LOPES.
    obrigado abraço

  9. Parabéns pelo trabalho!!! O conhecimento por si só não tem valor, mas quando compartilhado engrandece a alma de quem o faz!!!!
    Parabéns!!!!

  10. Gerson e Evandro, a ideia dos pássaros foi muito boa, pois as florestas são formações naturais complexas, onde a fauna tem papel fundamental na dispersão de espécies arbóreas. Parabéns!

    • PROFESSOR LAERCIO NOSSO OBJETIVO É SEMPRE DE FACILITAR AS PESQUISAS DOS ESTUDANTES EM BREVE ESTAREMOS POSTANDO MAIS PÁSSAROS OBRIGADOP GERSON LUIZ LOPES

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>