2 pensou em “Floresta Estacional Semidecidual

    • Prezado Carlos A. Monteiro,

      Sou o gerente técnico do projeto de manejo florestal que também esta neste site. Posso fazer um breve relato da nossa experiencia com este projeto. Primeiramente para obtenção de informações que servirão de base para o manejo florestal fizemos no ano de 2011-2012 o inventário florestal em todas as pequenas propriedades rurais envolvidas com o projeto. Após o inventário definimos as áreas em condições de manejo. No momento todas estas áreas estão sendo inventarias a 100%. Estamos medindo e inserindo em coordenadas geográficas todas as árvores acima de 30 cm de DAP.

      Os dados obtidos com o censo florestal servirão como base para a elaboração do Plano de Manejo para cada propriedade rural. Como todo o remanescente florestal será avaliado e medido esta atividade é bastante lenta e custosa. No entanto, espera-se que no final do primeiro semestre de 2013 o trabalho para parte das propriedades já esteja concluído. Com a primeira parcial dos dados será possível realizar um plano de manejo, e após o dialogo com os órgãos ambientais espera-se que os trabalhos efetivos de manejo na floresta nativa sejam iniciados.

      O projeto proposto buscará por meio de experimentos científicos selecionar os tratamentos com melhores resultados para as pequenas propriedades rurais. Estes tratamentos seguirão metodologias distintas de acordo com as condições atuais do fragmento com Floresta de Araucária, podendo ser aplicados tratamentos de recuperação, enriquecimento ou manejo florestal.

      Com relação à PMFS na floresta estacional semidecidual não tenho informações técnicas a respeito.
       
      Autor: Carlos Henrique Boscardin Nauiack

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *