Samanea tubulosa (Benth.) Barneby & J. W. Grimes Bordão-de-velho

Foto 1- Detalhe das folhasBordão-de-velho-2

Foto 2- detalhe dos frutos verdes.Bordão-de-velho-3

Foto 3– detalhe do fruto maduro.Bordão-de-velho-2

Foto 4- Detalhe do tronco com casca castanho-clara áspera, muito suberosa, com fissuras longitudinais, com placas estreitas acanaladas.Gado

Foto 5-  Detalhe do gado no Pantanal.

Família: Fabaceae (Leguminosae) Subfamília Mimosoideae.

Nome científico: Samanea tubulosa (Benth.) Barneby & J. W. Grimes

Sinonímia botânica: Samanea saman sensu Bernardi (1984)

Nomes populares: bordão-de-velho.

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE

Árvore decídua no inverno, monoica, pioneira. Sua altura atinge até 28 m e seu diâmetro 100 cm.

Folhas: alternas, compostas bipinadas, pecíolo e raque tomentoso com até 28 cm de comprimento com 2 a 5 pares pinas que medem até 20 cm de comprimento. Seus folíolos são em pares e bicompostos com até 10 pares em cada pina. Os folíolos fecham-se durante a noite e em dias nublados (LOPES et al., 1987)

Flores:  inflorescência em capítulos  agrupados terminais. Flores seus estames são vistosos, numerosas pequenas de cor braças e purpúreas.

Frutos: legume séssil indeiscente, com polpa doce e perfumado, mede 7 cm a 19 cm de comprimento  e até 2 cm de largura.

Floração: Maio/Julho.

Frutificação: Agosto/Setembro (Paraná em Plantios experimentais).

Apícola: as flores são melíferas, com boa produção de néctar.

Paisagístico: as flores são vistosas por isso é uma boa espécie ornamental.

Dispersão de frutos e sementes: autocórica, do tipo barocórica (por gravidade) e zoocórica, sendo o gado importante agente de dispersão (DUCKE,1949).

Paisagístico: as flores são vistosas por isso é uma boa espécie ornamental.

Sistema sexual: espécie monoica.

Ocorrência: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pantanal Bahia´Paraguai, Bolívia , Peru e Baixo Amazonas.

Utilização: móveis e mourões, lenha de boa qualidade.

Bibliografia consultada

CARVALHO, P.E.R. Espécies arbóreas brasileiras. Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras,vol. 2. Brasilia, DF: Embrapa informações Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2006.627 p.