Scheelea phalerata (Mart. ex Spreng.) Burret, coqueiro-acuri

Foto 1- Vista geral da espécie.acuri-2

Foto 2- Detalhe do cacho de frutos.acuri-4

Foto 3-Detalhe dos frutos.acuri-5-arara-azul-2

Foto 4– Anodorhynchus hyacinthinus (Latham,1790) Arara-azul-grande, grande consumidora dos frutos da espécie.

Foto 6- cateto, porco-do-mato, caititu Pecari tajacu Linnaeus,1758, come apenas a polpa e dissemina a semente.

7- Gado Pantaneiro come muito seus frutos e defeca somente a semente fazendo uma quebra de dormência e  sendo um importante dispersor da espécie.

Família: Arecaceae

Nome científico: Scheelea phalerata (Mart. ex Spreng.) Burret

Sinonímia botânica: Attalea phalerata Mart. ex Spreng

Nomes populares: bacuri, acuri, ganguri, coqueiro-acurí.

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE:

Palmeira neotropical, com pecíolos foliares de 30-40 cm de diâmetro, seus raques podem atingir até 5 metros de comprimento. De grande importância alimentar para a fauna silvestre. Sua altura atinge até 10 metros e seu diâmetro até 40 cm

Folhas: pinatífidas curvas com até 3 metros de comprimento.

Flores: amarelas em cachos axilares.

Fruto: baga globosa com cerca de 10 cm de comprimento.

Floração: janeiro-maio

Frutificação: outubro-dezembro.

Polinização: insetos, como besouros.

Dispersão: zoocórica, araras, papagaios, periquitos, tuins, tucanos e o gado pantaneiro que come suas sementes que após passar pelo sistema digestivo são expelidos livres da casca que cobre o fruto.

Localidade: Passo do  Lontra – MS

Ocorrência: Pará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul (Principalmente na região pantaneira), também em São Paulo na floresta latifoliada semidecídua.

Bibliografia consultada

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil, vol. 1, 3. Ed. Nova Odessa, SP; Instituto Plantarum, 2000.352 p.

POTT, POTT, V.J. Plantas do Pantanal / Arnildo Pott e Vali J. Pott; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal.- Corumbá, MS: EMBRAPA-SPI, 1994 320P.