Schefflera vinosa (Cham. & Schltdl.) Frodin & Fiaschi. mandioqueira-da-miuda.

Schefflera-1

Foto 1- Detalhe da folha.CERRADO Jaguariaíva-PRSchefflera-2

Foto 2- Detalhe das folhas flores.Schefflera-3

Foto 3- Detalhe das flores. Schefflera-4

Foto 4- Detalhe das folhas flores e galhos.Tucanucú-1

Foto 5-Ramphastos toco Statius Muller, 1776, Tucanuçu. Consumidor de sementes da espécie.

Família: Araliaceae

Nome científico: Schefflera vinosa (Cham.  & Schltdl.) Frondin & Fiaschi

Sinonímia: Dimopanax vinosus (Cham. & Schltdl.)

Nome Popular: mandioqueiro-do-cerrado.

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE:

Arbusto, ou arvoreta, com caules e ramos geralmente cobertos por pelos, com folíolos sésseis, perene, com até 6 metros de altura.

Folhas: com 6-11-folioladas; estípulas até 5 mm; pecíolo  até  4-25 cm, glabrescente, não lenticelado junto à base; folíolos cartáceos a coriáceos, face adaxial glabrescente, abaxial castanha, com ápice obtuso a arredondado.

Flores: umbelas em panícula amarelas

Fruto: drupa transversalmente elíptica, 2-lobada quando seca, 4,5-9 mm; estiletes livres, pedicelo 2-8 mm.

Floração: Janeiro-novembro

Frutificação: Janeiro-março

Polinização: abelhas e pequenos insetos.

Dispersão: zoocórica, pássaros, “tucano-toco” (Ramphastos toco), da família Ramphastidae.

Ocorrência: cerrados e campos rupestres , matas ribeirinha do Brasil , do Sudoeste de Goiás ao Norte do Paraná e ao longo da Cadeia do Espinhaço, na Bahia e Minas Gerais.

Bibliografia consultada

FIASCHI, P., CRUZ-BARROS, M. A. V. & CORREA, A. M. S. Estudo Palinotaxonômico de Espécies de Schefflera (Araliaceae) da Região Sudeste do Brasil. Department of Biology, Virginia Commonwealth University, Richmond, VA 23284-2012, U.S.A. 2 Instituto de Botânica, C.P. 3005, 01061-970, São Paulo, SP, Brasil. 2008