Laser ou Loser?

             Com certeza você ja deve ter ouvido falar em raios laser e a palavra laser é bem familiar para você, principalmente se for curioso quando o assunto é ciência e/ou fissurado em ficção científica

             Mas afinal, você sabe o real significado desta expressão?

          O raio laser é um tipo de radiação eletromagnética visível ao olho humano. Laser é uma palavra derivada de uma sigla em inglês Light Amplification by Stimulated Emission os Radiation que significa Amplificação da luz por emissão estimulada de radiação. O laser possui características especiais, ele é formado por um feixe de luz colimado, onde os fótons se propagam praticamente paralelos, monocromático e, coerente, se concentrando em uma área bem definida, fazendo com que todas as partículas tenham o mesmo comportamento e se propaguem em uma mesma direção.

         O feixe de laser é muito potente, podendo ter brilho superior ao da luz emitida por uma lâmpada por exemplo, devido a grandes concentrações de energia em pequenas áreas.

          Antes do laser veio o maser. Seu principio de funcionamento era com moléculas de amônia como meio ativo ao invés de átomos excitados. Ao ser excitada por um agente externo a molécula de amônia entra em vibração com uma frequência de micro-ondas.

          O primeiro maser ótico do construído por Theodore Maiman, que sugeriu chama-lo de “loser” mas como “loser” significa perdedor o nome foi trocado para laser.

         Os lasers podem ser de vários tipos, dependendo da natureza do meio. Podem ser de estado sólido, liquido, a gas, químicos, semicondutores e de fibra.

         Os lasers de estado sólido utilizavam meios sólidos, como cristais ou vidros como meio de emissão de fótons.

       Os líquidos utilizavam corantes em solução liquida fechada em um frasco de vidro (,fluoresceína, estilbeno, verde malaquita entre outros).

           Nos lasers a gas, que são os mais comuns, uma corrente elétrica é descarregada através de um gás para produzir luz. Os lasers químicos são alimentados por uma reação química, e podem atingir altas potências em funcionamento continuo. Ja os semicondutores são compostos principalmente de um diodo semicondutor para produzir um feixe de luz. Temos o laser de fibra, que possui como meio ativo a fibra óptica e o mais novo tipo de laser, o chamado laser branco.

          O laser branco é basicamente um laser que emite luz branca. Ele é formado por uma fina folha de material semicondutor contendo três segmentos paralelos, cada um contendo um emissor de luz de cada uma das três cores elementares do padrão RGB -vermelho, verde e azul.

         O componente pode ser ajustado para emitir qualquer cor do espectro dosando a emissão de cada segmento individual. Quando o campo total deixa o dispositivo temos um laser branco.

         Considerado uma das mais importantes invenções do século XX, os lasers possuem inúmeras aplicações, que vão desde soldagens, holografia, medicina e ate na área militar.

          No entanto, apesar de grande utilidade, os lasers possuem algumas desvantagens. Eles podem representar um perigo real para os olhos e causar queimaduras irreversíveis na retina, que pode variar de acordo com a potencia e comprimento de onda emitido.

Autora: Bruna Alves

            REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=laser=branco&id=010115150730&ebol=sim

www.mundoeducacao.com/fisica/o-raio-laser.htm

www.infoescola.com/optica/laser

www.seara.ufc.br/especiais/fisica/lasers/laser4.htm


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *