Stephen Hawking

fig1                Stephen Wiliam Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942 (exatamente 300 anos após a morte de Galileu) em Oxford na Inglaterra. Aos 8 anos sua família se mudou para St. Albans, uma cidade a aproximadamente 32 quilômetros ao norte de Londres, onde fez seus estudos iniciais. Seu pai desejava que ele cursasse Medicina na faculdade e ele desejava estudar Matemática, no entanto, por falta de opção em Oxford ele prosseguiu os estudos em Física na University College. Após três anos e sem muito esforço, foi premiado ao um grau honorário de primeira classe em Ciências Naturais.

Após formar-se Hawking foi para Cambridge realizar pesquisas na área da Cosmologia, pois não havia ainda nenhum trabalho nessa área em Oxford. Após conquistar seu Ph.D. tornou-se um Membro de Pesquisa e, em seguida, um Membro Professoral em Gonville e Caius College. Depois de deixar o Instituto de Astronomia em 1973, Stephen entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica em 1979, e ocupou o cargo de Lucasian Professor de Matemática de 1979 até 2009. Cadeira esta que foi fundada em 1663 com o dinheiro deixado por vontade de Reverendo Henry Lucas, um Membro do Parlamento pela Universidade. Foi ocupada por primeiro por Isaac Barrow e depois, em 1669, por Isaac Newton. Stephen é ainda uma parte ativa da Universidade de Cambridge e mantém uma sala no Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica. Seu título agora é o de Diretor de Pesquisa “Denne Stanton Avery e Sally Tsui Wong-Avery” no mesmo Departamento.

Suas muitas publicações incluem os trabalhos conjuntos: The Large Scale Structure of Space-time (A Estrutura em Larga Escala do Espaço-Tempo), General Relativity: An Einstein Centenary Survey (Relatividade Geral: Uma Pesquisa do Centenário de Einstein) e 300 Anos de Gravidade. Entre os livros mais populares de Stephen Hawking estão: Uma Breve História do Tempo; Buracos Negros, Universos-Bebês e outros Ensaios; O Universo numa Casca de Noz; O Grande Projeto e Minha Breve História. Professor Hawking é portador de 12 títulos honorários. Recebeu o título de Commander of the Order of the British Empire – CBE (Comandante da Ordem do Império Britânico) em 1982, e foi feito um Companion of Honour (Companheiro de Honra) em 1989. Ele recebeu muitos prêmios e medalhas, é um Membro da Sociedade Real e Membro da Academia Nacional Norte-Americana de Ciências.

Ainda durante a graduação, Hawking descobriu ser portador de esclerose amiotrófica lateral* e a partir dos 20 anos de idade começou a enfrentar dificuldades em realizar tarefas simples do cotidiano, como amarrar os sapatos, caía sem motivo nenhum e até a fala, algumas vezes falhava. Utilizando cadeiras de rodas há décadas, hoje se comunica com o sintetizador de voz aplicado na armação de seus óculos, que identifica sua fala pela movimentação dos músculos da face, com auxílio de raios infravermelhos. Apesar da falta de mobilidade e comunicação Stephen Hawking continua a combinar a vida familiar (ele tem três filhos e três netos) e suas pesquisas na física teórica com um intenso programa de viagens e palestras públicas. Ele ainda tem esperança de ir ao espaço um dia.

*ELA – uma doença degenerativa crônica que compromete os neurônios motores, atrofiando os músculos e interferindo nos movimentos das extremidades até atingir a musculatura do pescoço e cabeça, dificultando a locomoção, movimentos e, no estágio terminal, a respiração, no entanto não compromete a lucidez, portanto mantém o intelecto perfeitamente ativo e funcional.

Referências:

Stephen Hawking. Disponível em: < http://www.hawking.org.uk/about-stephen.html >. Acesso em: 17 de abril de 2016.

ARAGUAIA, Mariana. Stephen William Hawking. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/biografia/stephen-william.htm >. Acesso em: 17 de abril de 2016.

Autora do texto: Bárbara de Almeida S.