Importância da Iniciação Científica na Graduação

Por: Mariana G. Fabiani

A iniciação científica é o primeiro passo para uma carreira promissora como pesquisadores e cientistas. Para o desenvolvimento de um país, é necessário elevar o patamar dos estudantes das universidades, com estímulos aos jovens a tornarem profissionais no ramo de ciência e tecnologia. Para isso é necessário que os estudantes entrem em contato com diversos equipamentos e materiais para produzir e desenvolver o conhecimento científico.

O projeto desenvolvido pelo aluno e pelo professor orientador deve ter qualidade acadêmica, certificando assim que os projetos serão bem desenvolvidos e, consequentemente, com alta qualidade. Há também uma melhorar preparação do aluno para mestrado e doutorado.

A iniciação científica juntamente com a pesquisa proporciona desenvolver profissionais capacitados para o mercado de trabalho, pois permite uma melhor aproximação entre a teoria e a prática do trabalho. Estudantes que fazem e fizeram iniciação científica, possuem melhor desempenho nas seleções de pós-graduação.

O estudante desenvolve sua independência individual, pois é com ele que o mesmo decide o que vai querer fazer futuramente.

É dada ao estudante uma evolução que implicará efeitos na universidade e na comunidade que está inserido. A experiência acadêmica que o aluno carregara vai ser repassada e utilizada em toda sua vida. Por isso é fundamental que essa passagem seja feita da melhor forma possível.

Referências:

MANUAL DO USUÁRIO do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC (http://cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/80581). Acessado em 16/07/2016.

CARTILHA – IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA. https://www.unifei.edu.br/files/Cartilha%20-%20A%20Importancia%20da%20IC.pdf. Acessado em 16/07/2016.