Heinrich Hertz (1857-1894)

2           Heinrich Rudolf Hertz nasceu no dia 22 de fevereiro de 1857, em Hamburgo, na Alemanha, e foi um dos maiores físicos de todos os tempos na área eletromagnética.

No ano de 1865, James Maxwell (1831-1879) conseguiu através de equações, provar a existência das ondas eletromagnéticas. Mas foi 23 anos depois, que Hertz, após dias sem descanso, conseguiu comprovar em seu laboratório escuro, na Universidade em que lecionava, que existem semelhanças entre as ondas eletromagnéticas e as luminosas. Ele descobriu, utilizando um transmissor de ondas, por ele construído, que ambas se propagam a 300 mil quilômetros por segundo, constatando, que elas se refletem e se refratam, e sofrem os mesmos fenômenos de interferência e difração, podendo também ser polarizadas. O nome da unidade de medida da frequência dessas ondas é hertz (Hz), em sua homenagem.

Em 1889, inicia uma nova pesquisa na Universidade de Bonn, sobre a descarga de eletricidade em gases rarefeitos, porém anos depois, em primeiro de janeiro de 1894, morre vítima de envenenamento do sangue, um ano depois de ter feito uma cirurgia na orelha, para a retirada de um tumor.

Hertz foi um físico brilhante, pois seus estudos auxiliaram no desenvolvimento do rádio, da televisão, do radar, e do telégrafo, e assim, mensagens podiam ser enviadas a longas distâncias e consequentemente, o conhecimento humano.

Referências:

GERICKE, Gerda. 1888: Hertz demonstra existência das ondas eletromagnéticas. Disponível em: <http://www.dw.com/pt-br/1888-hertz-demonstra-existência-das-ondas-eletromagnéticas/a-678473>. Acesso em: 24 set. 2016.

DUCHROW, Johannes. 1857: Nasce o físico Heinrich Hertz. Disponível em: <http://www.dw.com/pt-br/1857-nasce-o-físico-heinrich-hertz/a-778396>. Acesso em: 24 set. 2016.

Autor do texto: Sanderson C. Ribeiro