Rosalind Elsie Franklin (1920-1956)

Rosalind Elsie Franklin

Por: Gabriele Chomen Costa

Rosalind Elsie Franklin foi uma importante pesquisadora na área de biofísica. Nasceu em Londres, no ano de 1920, filha de um cientista já aos 15 anos sabia que gostaria de seguir carreira na mesma área.

Rosalind sofreu, especialmente para encontrar escolas para mulheres na época onde se ensinassem Física e Química por exemplo, mas logo em 1938 entro para Cambridge estudar Química e fez suas pesquisas desenvolvendo estudos fundamentais sobre microestruturas do carbono e do grafite. Foi para Paris pelo convite de trabalhar no laboratório central de serviços químicos do estado no cargo de “chercheur”, e foi então que aprendeu as técnicas de difração de raios-X de Jacques Maring. Deste então dedicou-se aos estudos de cristalografia por raios-X, seguindo como pesquisadora analisando a estrutura física de matérias carbonizados.

Ao voltar para a Inglaterra, voltou seus estudos para a estrutura do DNA, na equipe de biofísicos do King’s College Medical Research Council (1951) e com Raymond Gosling no laboratório de biofísica do britânico Maurice Wilkins, e iniciou a aplicação de estudos com difração do raio-X para determinação da estrutura da molécula do DNA. Fora importante para desvendar a estrutura do DNA, sendo que sua pesquisa foi fundamental para Watson, Maurice Wilkins e Francis Crick ganharem o Nobel em 1962.

Em 1956, ao iniciar sua pesquisa sobre o vírus da pólio, descobriu que estava com câncer. Morreu na cidade de Londres, aos 37 anos. Watson, que nunca incluiu as fontes de Rosalind em seus artigos finalmente admitiu ter utilizado dados e fotografias dela no livro “The Double Helix”, publicado em 1968.

Referências:

PERCíLIA, Eliene. “Rosalind Elsie Franklin”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biografia/rosalind-elsie.htm>. Acesso em 06 de marco de 2017.

DESCONHECIDO. Rosalind Franklin (1920-1958). Disponível em: <http://www.dnaftb.org/19/bio-3.html>. Acesso em: 06 de marco 2017.