Marcelo Emilio

Marcelo Emilio é um pesquisador brasileiro, na área de astronomia. Possui graduação em Física Bacharel pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (EUPG) (1994), mestrado em astronomia pela Universidade de São Paulo (USP) (1997). Possui ainda pós-doutorado em astronomia também na USP (2001) com estágio sanduíche na Universidade do Havaí e pós-doutorado na Universidade do Havaí – Institute for Astronomy (2012).

Já atuou como professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade de São Paulo (USP), e Observatório Nacional (ON). Já trabalhou também como servidor público no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA).

Atualmente é diretor do Observatório Astronômico da UEPG e professor adjunto da UEPG, atuando na área de pesquisa com ênfase em Física Solar, principalmente nos seguintes temas: Física e astrometria solar, astrofísica estelar e educação em astronomia. É também organizador de Cursos de Formação continuada em Astronomia no Estado do Paraná (FOCAR).

Foi ele, Marcelo Emilio, um dos cientistas responsáveis pela medida mais precisa já registrada do diâmetro do Sol. Essa medida foi realizada por um grupo de cientistas americanos e brasileiros, possuindo uma margem de erro de apenas 65 quilômetros. A equipe de pesquisadores ainda está trabalhando, almejando aumentar ainda mais a precisão das medidas.

Referências:

REDAÇÃO, da. Cientista brasileiro ajuda a calcular diâmetro do Sol. Disponível em: <Cientista brasileiro ajuda a calcular diâmetro do Sol>. Acesso em: 5 jun. 2017.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791927Z9