O Relógio do Juízo Final

O Relógio do Juízo Final (Doomsday Clock em inglês) é um relógio simbólico criado em 1947 pela revista científica Bulletin of the Atomic Scientists da Universidade de Chicago, que mostra o quão próximo estamos da destruição da humanidade por tecnologias perigosas que nós mesmos criamos.

Related imageEm primeiro lugar estão as armas nucleares, mas o perigo incluí também tecnologias que mudam o clima, biotecnologias e cybertecnologia que podem causar grandes danos, seja por intenção, erro de cálculo, ou acidente, ao nosso modo de vida no planeta.

O relógio foi iniciado em 7 minutos para a meia-noite durante a Guerra Fria em 1947. Desde então o relógio foi ajustado 22 vezes, variando de 2 minutos para meia-noite em 1953 com o desenvolvimento da bomba de hidrogênio, até 17 minutos em 1991 com o fim da Guerra Fria.

O anúncio oficial da mudança mais recente foi feito em 26 de janeiro de 2017 após a eleição de Donald Trump, onde houve um avanço de três para dois minutos e trinta segundos para a meia-noite, o mais próximo que o relógio chegou desde 1980.

Image result for doomsday clock

Texto por: Diego H. Witchemichen

Referências:
DESCONHECIDO. OverviewDisponível em: <http://thebulletin.org/overview>. Acesso em: 31 jul. 2017.

DESCONHECIDO. Relógio do Apocalipse fica mais perto da meia-noite após posse de TrumpDisponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2017/01/1853325-relogio-do-apocalipse-fica-mais-perto-da-meia-noite-apos-posse-de-trump.shtml>. Acesso em: 31 jul. 2017.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *