William Herschel (1738-1822)

Image result for William Herschel

William Herschel (ou Sir Frederick William Herschel) nasceu em Hanôver, na Alemanha, no dia 15 de novembro de 1738. Aos 19 anos ele abandonou o serviço militar e mudou-se para a Inglaterra, onde lá se naturalizou inglês e começou a ganhar a vida com música e organista. Com o passar do tempo, começou a levar os estudos de astronomia e matemática a sério, até que em ele adquiriu um telescópio e junto com sua irmã começou a observar o seu noturno.

As observações começaram em 1773 e em 1781, na noite de 13 de março durante sua procura por estrelas duplas, Herschel percebeu a existência de um corpo estelar, que inicialmente tomou por um cometa ou uma estrela. Após maiores observações chegou à conclusão de que devia se tratar de um planeta, com órbita mais distante que a de Saturno. Sendo descoberto assim o planeta Urano. Até aquela data, os astrônomos conheciam os planetas Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno, pois estes eram claramente visíveis a olho nu. No mesmo ano, Herschel foi premiado com a Medalha Copley e eleito membro da Sociedade Real.

O planeta Úrano era dificilmente observável a olho nu, estava mesmo no limite do observável, o que fez com que esse planeta apenas fosse descoberto com recurso ao telescópio. William Herschel descobriu também que o Sistema Solar desloca-se no espaço, e estudou a forma da nossa galáxia, a Via Láctea, apercebendo-se que tinha a forma de um disco. William Herschel, incorretamente, pensava que o Sol situava-se no centro da Via Láctea. De 1782 a 1785, Herschel catalogou estrelas duplas e publicou extensos catálogos, no primeiro dos quais sugeriu que muitas delas poderiam estar em movimento orbital relativo.

Em 1793 mediu novamente as posições relativas de muitas estrelas duplas, comprovando assim sua hipótese. Desenvolveu também os primeiros conhecimentos sobre a constituição de Galáxia. Em 1787, William Herschel descobriu dois satélites de Úrano, Oberon e Titânia. Em 1789 descobriu dois satélites de Saturno, Mimas e Encélado. Herschel também mediu a inclinação do eixo de Marte e descobriu as calotas de gelo marcianas, observadas pela primeira vez em 1666 por Giovanni Domenico Cassini e em 1672 por Christian Huygens, mudavam de tamanho de acordo com a estacão do planeta. Em 25 de agosto de 1822, Herschel faleceu em sua casa.

Referências:

William Herschel – Biografia – Vida e Obra. Disponível em <http://www.siteastronomia.com/william-herschel-biografia-vida-e-obra>. Acessado em 31 de outubro de 2017;


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *