Joseph-Louis Lagrange(1736-1813)

Image result

Joseph-Louis Lagrange, ou Giuseppe Luigi foi um matemático e astrônomo italiano da era do iluminismo. Filho de um dos capitães e tesoureiro de Turin ao serviço do rei Charles Emmanuel III.

Após ler um artigo aos 17 anos, do famoso matemático e astrônomo Edmond Halley, começou a demonstrar interesse pelo campo da matemática. Após apenas um ano de estudos na área, seus talentos foram notados pelo rei, que o nomeou professor-assistente de matemática na Academia Real Militar de Teoria e Prática de Artilharia em 1755, quando tinha apenas 19 anos.

Sua metodologia de ensino acabou não sendo muito bem-aceita, pois como matemático abstrato, não era muito afeiçoado com as aplicações militares, as quais era obrigado a ensinar.

Entre 1754 e 1756 trocou cartas com o conceituado matemático Leonhard Euler, que se mostrou muito impressionado com as habilidades do jovem matemático.

Com apenas 26 anos, publicou seu famoso método das equações de Euler-Lagrange no recente campo matemático do cálculo variacional, simplificando grandemente os métodos da época e aplicando suas ideias ao campo da mecânica clássica.

Lagrange foi também responsável no processo para a criação de um novo sistema de medidas nos anos de 1790, o sistema métrico. Sua voz foi a mais convincente quanto a escolha do sistema de unidades para massa, o Quilograma.

Lagrange morreu aos 77 anos na cidade de Paris, na França e foi sepultado no famoso Panteon, onde ainda hoje se encontra sua tumba.

Após sua morte, Lagrange recebeu honrarias como a Grand Croix of the Ordre Impérial de la Réunion, do imperador Napoleão. Esta medalha era segunda maior honraria que se podia receber do império francês.

Por: Matheus Henry Przygocki

Referencias:

STRUIK, Dirk Jan. Joseph-Louis Lagrange, comte de l’Empire. Disponível em:<https://www.britannica.com/biography/Joseph-Louis-Lagrange-comte-de-lEmpire>; Acessado 03 de Janeiro de 2018

BALL, W. W. Rouse. Joseph-Louis Lagrange (1736 – 1813). Disponível em: <https://www.maths.tcd.ie/pub/HistMath/People/Lagrange/RouseBall/RB_Lagrange.html>; Acessado 03 de Janeiro de 2018


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *