Projetos de Ensino

Em desenvolvimento em  2014:

Elaboração de experimentos de baixo custo e roteiros.

Descrição:

Esta atividade visa o desenvolvimento de experimentos qualitativos e quantitativos de baixo custo para demonstração de conceitos físicos (instrumentação para o ensino de física). Serão abordados temas de física básica, física moderna e novas tecnologias com o objetivo de exemplificar a aplicação de conceitos físicos em equipamentos e fenômenos do dia a dia. Para tanto, além da construção do equipamento, serão elaborados roteiros para aplicação do mesmo no ensino médio.

Para esta atividade foram adquiridos materiais de consumo específicos (lentes, lupas, imas, molas, termômetros, etc) que serão utilizados na montagem dos experimentos.

O projeto será desenvolvido com a participação dos professores da disciplina de Metodologia do Ensino em Física, Instrumentação para o Ensino de Física e de Estágio Supervisionado. O resultado do trabalho será disponibilizado aos professores na página da internet do PET e também será apresentado em evento acadêmico.

Projetos executados em 2013:

Título: Mitos da Física

Descrição: Diariamente estamos em contato com diversas situações que envolvem a Física. Desde fenômenos naturais e processos industriais até aos equipamentos e máquinas que utilizamos. Neste projeto foram escolhidos casos curiosos do dia a dia que envolvem conceitos físicos. Os temas foram estudados, preparadas apresentações e demonstração através de experimentos e vídeos.

 

Projetos executados em 2012:

Título: Tecnologias Contemporâneas na Educação Básica

Mostrar a aplicação dos conteúdos de Física discutidos em sala de aula em diferentes setores da sociedade e principalmente no dia-a-dia do aluno é um grande desafio para o professor, não só para tornar os conteúdos mais interessantes e fortalecer o processo de aprendizagem, mas também para apresentar as tecnologias contemporâneas aos alunos, considerando que tais tecnologias constituem um bem da sociedade e apropriação deste passa pelo conhecimento. Neste sentido, nesta atividade os petianos terão que desenvolver projetos de ensino visando discutir diferentes tecnologias de uso no dia-a-dia com alunos do Ensino Médio ou Ensino Fundamental. O projeto será desenvolvido com a participação do professor Dr. Sandro Aparecido dos Santos, da disciplina de Metodologia do Ensino, e Pesquisa em Física I e do Professor Ms. Juarez Matias Soares, de Estágio Supervisionado, e será apresentado em algumas escolas da cidade.

 Projetos executados em 2011:

Título: Energia Nuclear e sua Utilização no Mundo
Autor: Lucas Antoniassi Pereira
Resumo: Este projeto pretende esclarecer e despertar interesse nos alunos de Ensino Médio acerca de assuntos relacionados ao processo de funcionamento de uma Usina Nuclear, bem como fazer uma abordagem sobre as usinas nucleares na atualidade no mundo, buscando estabelecer uma ligação com a Física, e tentar desmistificar alguns medos acerca da energia nuclear.

Título: Programa Espacial Brasileiro
Autor: Camila Maria Sitko
Resumo: O Programa Espacial Brasileiro reúne militares, cientistas e técnicos que tentam inserir o Brasil no time de países com domínio da tecnologia para a exploração do espaço. Com isso, tem-se construção de centros de lançamento, foguetes, satélites, com tecnologia e astronautas nacionais. Faz necessário assim, que os alunos de Ensino Médio tenham conhecimento da Física e a Política que envolve o centro espacial nacional e seu desenvolvimento.

Título: Fulerenos uma Bela Geometria Molecular
Autor: Emanuel Vicente Chimanski
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar os fulerenos e suas aplicações tecnológicas. Os fulerenos são estruturas muito estáveis, sendo possível encontrá-los na natureza, formadas por anéis de 6 e 5 átomos de carbono, na forma de esferas ocas, constituindo uma família de estruturas de carbono. Os fulerenos são de tal importância que a sua descoberta foi digna do Premio Nobel de Química de 1996. As suas propriedades fotofísicas e eletroquímicas são muito utilizadas, principalmente na área de materiais. Além disso, os Fulerenos têm uma alta afinidade eletrônica produzindo facilmente uma nova fase metálica, formando compostos como o sal K3C60 (cristal metálico estável) que é um super condutor abaixo de 18K.

Título: O Futuro da Energia: Antimatéria
Autor: Mahmud Hussein El Farou
Resumo: Antipartículas e antimatéria já estão sendo empregadas em novas tecnologias. Na medicina, pósitrons são usados na tomografia por emissão de pósitrons (PET-scan). Há ainda diversas pesquisas para viabilizar a produção de antimatéria para criação de combustíveis, devido à vasta energia que pode ser liberada em suas interações e, além disso, alguns governos investem em pesquisas sobre o uso militar do poder destrutivo da antimatéria. Por isso, propõe-se o desenvolvimento de um material e posterior divulgação desse conceito em escolas de ensino médio, visando esclarecer o real sentido e possibilidades de uso que a pesquisa em antipartículas e antimatéria pode proporcionar.

Título: Lasers
Autor: João Carlos Getelina
Resumo: Tendo em vista a grande aplicabilidade dos lasers no mundo atual, é extremamente importante que a sociedade em geral conheça os princípios básicos de funcionamento do laser. Torna-se também necessário introduzir alguns conceitos da física quântica, normalmente tratados no ensino superior, para os alunos da educação básica, utilizando-se de uma linguagem simplificada e abordando constantemente o cotidiano dos educandos, com o intuito de facilitar a aprendizagem.

Título: Células de Combustíveis
Autor: Rafael Mateus Feliczaki
Resumo: Com a crescente demanda por fontes de energia limpas e renováveis, não é muito difícil ver na mídia notícias sobre fontes alternativas de energia, como por exemplo, carro movido à células de hidrogênio. Porém, dificilmente, o funcionamento destas fontes de energia são explicados. Este projeto visa mostrar a alunos do Ensino Médio a história, funcionamento e aplicações das células de combustível, assim como suas vantagens e desvantagens e comparação com outras fontes de energia.

Título: Placas Fotovoltáicas
Autor: Allison Klosowski
Resumo: Este projeto visa despertar o interesse dos alunos do ensino médio sobre o tema de fontes de energia renováveis e não poluentes e também motivá-los para o estudo de geradores fotovoltaicos ou placas fotovoltaicas como são comumente conhecidas. Algumas residências já adotam o uso destas placas solares no consumo de energia elétrica e daí a importância do estudo e desenvolvimento desta tecnologia. Contudo é um mercado de consumo que ainda não se desenvolveu devido ao alto custo de fabricação das células solares.

Título: Aplicação de Circuitos Elétricos no Funcionamento de Diferentes Tipos de Teclados de Computadores.
Autor: Jacieli Fátima Lyra
Resumo: Existem diferentes tipos de teclados, cada um com funcionamento interno diferente.  Apesar do que muitos pensam o teclado não é um periférico simples. Ele possui um microprocessador em seu interior, que interpreta a forma como as teclas são pressionadas. O teclado do computador pode ser utilizado como exemplo de aplicação de circuitos elétricos no ensino de física.

Título: Ensino de Física: Nanotubos de Carbono.
Autor: João Paulo Smykaluk
Resumo:Os nanotubos de carbono são estruturas cristalinas cilíndricas formadas por átomos de carbono (estruturas alotrópicas de carbono). Possuem alta resistência e tensão mecânica, podendo ser utilizados como aditivos em compostos para melhorar suas características. Dependendo da orientação de sua rede cristalina, os nanotubos de carbono são condutores ou semicondutores, podendo ter aplicações em circuitos micro e nano-eletrônicos. E também são muito bons condutores de calor. Este trabalho tem como objetivo construir material didático para discutir este tema em uma aula do ensino médio.

Título: Fontes Alternativas de Energia.
Autor: Edson Rafael Cardoso de Oliveira.
Resumo: Atualmente as fontes não renováveis de energia são as mais utilizadas para a geração de eletricidade, mas é evidente que os recursos naturais, como carvão, petróleo, gás natural, etc., estão próximos de se esgotarem, e assim a energia elétrica também. Pensando nisso, pesquisadores estão desenvolvendo novas tecnologias a fim de encontrarem formas alternativas de adquirir energia, e hoje em dia já há proveito de fontes naturais renováveis (sol, vento, maré, etc.). A área de pesquisa de fontes alternativas de energia não para de crescer, o investimento é muito alto e acredita-se que ela será a profissão do futuro. O objetivo deste trabalho é organizar uma aula-palestra, para alunos do ensino médio,  mostrando a importância da pesquisa de formas alternativas de energia.

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