UNICENTRO na América Latina – 22/05

No dia 20 de maio a Profª Alayde Digiovanni do Departamento de Psicologia viajou para a Universidade Nacional de Itapúa, pelo convênio do ZICOSUR que é coordenado pela Profª Cibele Lemke que junto com a Direção do ERI trabalhou no sentido de podermos realizar mais este intercâmbio docente. A Prof.ª Alayde participará de atividades com professores do curso de Psicologia da área de Escolar durante toda a semana e participará da mesa de a abertura da Reunión de la Red local Interinstitucional contra la explotación y abuso de niños de Encarnación-Itapúa. Ainda, estão agendadas reuniões com os gestores municipais e estaduais.
A professora Alayde afirma que este será um momento rico, pois temos interesse em desenvolver pesquisas conjuntas para sabermos que conteúdos de Psicologia estão sendo ministrados nos cursos de formação de professores paraas  séries iniciais do Ensino Fundamental e de que maneira se apropriam destes conhecimentos, a exemplo do que já vimos fazendo com Cuba e México com pesquisadoras da USP e de universidades dos respectivos países. De acordo com o Professor Erivelton, chefe do Setor de Saúde de Irati, o setor tem intensificado suas ações na direção da internacionalização com vistas a possibilitar, além de intercâmbio de docentes, intercâmbio de discentes, de forma que possamos construir relações acadêmicas que visem a melhor formação de nossos alunos.

C&T para o SUS 2012 – 16/05

O Ministério da Saúde publicou, no dia 27 de abril de 2012, no Diário Oficial da União, o edital da 11ª edição do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS. Nesta edição, serão premiadas quatro categorias, totalizando R$60 mil em prêmios: Tese de Doutorado (R$ 20 mil); Dissertação de Mestrado (R$ 15mil); Trabalho Científico Publicado (R$ 15 mil); e Monografia de Especialização/Residência (R$ 10 mil). As inscrições serão efetuadas somente via internet, no endereço eletrônico http://portal2.saude.gov.br/sisct/login.cfm, no período entre às 10 horas do dia 21 de maio de 2012, até às 23h59 do dia 06 de julho de 2012, observado o horário oficial de Brasília-DF.

O prêmio tem como objetivo proporcionar reconhecimento aos pesquisadores que desenvolvem projetos voltados a avaliações, inovações e indicadores sobre o acesso, acolhimento e atendimento no Sistema Único de Saúde – SUS, visando à promoção da saúde e prevenção de doenças.

Desde a sua instituição em 2002, foram inscritos 3.563 trabalhos, 252 pesquisadores foram premiados, sendo 209 com menção honrosa e 43 receberam prêmios em dinheiro, consolidando o compromisso do Ministério da Saúde de incentivar a produção científica com potencial de utilização no SUS. Somente em 2011, foram efetuadas 486 inscrições, um aumento de cerca 260% em relação à primeira edição (187). Até hoje, já foram distribuídos mais de R$ 500 mil reais aos ganhadores desde a sua primeira premiação.

O prêmio é parte dos esforços do Ministério da Saúde para incentivar a produção científica nacional, a formação de recursos humanos qualificados e o fortalecimento das instituições de ensino e pesquisa em saúde.

Avaliação

De acordo com as normas do edital, todos os trabalhos apresentados até a data limite, serão submetidos a duas fases de julgamento. Na primeira etapa, os resumos são cadastrados no Sistema de Informações de Ciência e Tecnologia em Saúde (SISC&T –http://portal2.saude.gov.br/sisct/) e apreciados por pareceristas ad hoc.

Na segunda fase, os vinte melhores trabalhos de cada categoria, serão submetidos a uma comissão julgadora, que avaliará o trabalho na íntegra. Após essa última e decisiva seleção, a comissão apontará os trabalhos premiados. A previsão é que a cerimônia de entrega do Prêmio ocorra até o dia 30 de dezembro de 2012.

Os trabalhos vencedores e os que receberem menções honrosas serão divulgados, na íntegra, no portal do Ministério da Saúde (http://portal2.saude.gov.br/sisct/ e na Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério (http://bvsms.saude.gov.br/php/index.php).